Curry quebra recordes na final e coloca seu nome na história da NBA
Com 43 pontos e 10 rebotes, armador do Golden State Warriors entrou em lista ao lado de Michael Jordan, Larry Bird e Kobe Bryant
Mais Esportes|Do R7
A noite mágica de Stephen Curry contra o Boston Celtics vai ganhando cada vez mais mística. Aliás, a palavra “mágica” pode ser tranquilamente substituída por “histórica”. Foi isso que o armador do Golden State Warriors fez na vitória por 107 x 97 de sua equipe sobre o Boston Celtics, no TD Garden, no jogo 4 das finais da NBA: história.
Os 43 pontos, 10 rebotes e 7 bolas de três pontos convertidas na sexta-feira à noite são números que ficam até pequenos diante de tantos feitos alcançados pelo camisa 30 dos Warriors.
A atuação em si já foi especial, e isso fica claro nas palavras dos próprios companheiros de Curry. Até mesmo quem é acostumado a ver o armador em ação praticamente todos os dias ficou impressionado.
"Ele mostrou por que é um dos melhores jogadores de todos os tempos", resumiu Draymond Green.
"43 pontos e 10 rebotes é loucura. Ainda mais em uma final", afirmou Jordan Poole.
Mas a noite de Stephen Curry foi além, impactou gerações de grandes jogadores e colocou o nome do armador de 1,88m ao lado e até acima de verdadeiras lendas do esporte.
Assistências
Com os 4 passes decisivos encontrados em meio ao caos que causou com seus arremessos contra os Celtics, Stephen Curry tornou-se o 11º jogador com mais assistências nas finais da NBA. Agora são 188, uma a mais do que Larry Bird e Kobe Bryant.
Pontos, bolas de 3 pontos e roubadas de bola
Curry é o único jogador na história da liga a somar pelo menos 25 pontos, 5 bolas de 3 pontos e 3 roubadas de bola em jogos consecutivos nos playoffs. Na sexta-feira foi a segunda vez em que o armador alcançou tal feito.
Leia também
30 pontos ou mais
O armador dos Warriors tornou-se o 11º jogador a anotar 30 pontos ou mais em 50 jogos de playoffs. Além disso, alcançou a marca pela 13ª vez em partidas válidas pelas finais, igualando Kobe Bryant. Acima deles só uma seleta lista, composta por Michael Jordan (23), LeBron James (22) e Shaquille O’Neal (16).
Magic, West e Curry
E que tal ter o seu nome ao lado de Magic Johnson e Jerry West? Os ex-astros do Los Angeles Lakers ganharam a companhia de Stephen Curry como únicos armadores a anotarem pelo menos 40 pontos e 10 rebotes nas finais da NBA.
40 pontos ou mais
Ao lado de Michael Jordan e LeBron James, Stephen Curry também entrou para a pequena lista de jogadores que conseguiram superar a marca de 40 pontos em um jogo válido pelas finais da NBA.
História em equipe
Não bastassem os feitos individuais, Curry, Draymond Green e Klay Thompson conquistaram a 19ª vitória juntos nas finais, igualando um feito de outro trio histórico: Tim Duncan, Manu Ginóbili e Tony Parker, do San Antonio Spurs. Além disso, os Warriors estabeleceram outro recorde na sexta-feira: pela 27ª vez consecutiva a equipe de San Francisco venceu uma partida fora de casa nos playoffs.
Com pelo menos mais dois jogos pela frente nas finais da temporada 2021-22, Stephen Curry parece estar longe de terminar de fazer história na liga norte-americana de basquete. A próxima oportunidade será na segunda-feira, às 22h, no Chase Center, quando Golden State Warriors e Boston Celtics se enfrentam pelo jogo 5 da decisão.
Início do declínio? Neymar, Messi e CR7 têm pior temporada em 10 anos