Definir a grandeza de um jogador é uma tarefa complicada, pois vários elementos precisam ser analisados para não haver injustiça ou incoerência. Entretanto, podemos afirmar que os títulos conquistados são seriamente considerados e certamente diferenciam os grandes nomes do basquete. Pensando nisso, o Jumper Brasil preparou uma lista com os 20 maiores vencedores da história da NBA.
20- Derek Fisher (cinco títulos): Apesar de nunca ter se tornado uma grande estrela, Fisher fez parte de duas grandes gerações do Los Angeles Lakers. A primeira, no início dos anos 2000, liderada por Shaquille O’Neal e, a outra, no final daquela década, sob o comando de Kobe Bryant.
19- Ron Harper (cinco títulos): O ex-armador era um grande cestinha no início da carreira com o Cleveland Cavaliers. Porém, reduziu seus números e mudou completamente a forma de jogar, tornando-se taticamente o “homem de confiança” do treinador Phill Jackson nos títulos com Chicago Bulls e Los Angeles Lakers.
18- Magic Johnson (cinco títulos): O melhor armador de todos os tempos brilhou por toda a carreira no Los Angeles Lakers. Dos cinco títulos, Magic foi o MVP das finais em três deles. Em temporadas regulares, Johnson recebeu o maior prêmio da liga em três ocasiões. Encerrou a carreira em 1991, quando descobriu ser portador do vírus HIV, mas voltou para mais uma temporada, em 1996-97
17- Don Nelson (cinco títulos): O ex-jogador do Boston Celtics, que teve o seu número (19) retirado pela franquia venceu cinco títulos com a equipe de Massachusetts. Após se aposentar das quadras, Nelson foi para a beira da quadra, onde se tornou o treinador com o maior número de vitórias na NBA.
16- Tim Duncan (cinco títulos): Considerado por muitos o maior ala-pivô da história da NBA, Tim Duncan é o maior exemplo de longevidade da NBA. Ao longo de duas décadas de carreira, o ex-jogador do San Antonio Spurs conquistou cinco títulos, derrubando dinastias e superando quase todos os grandes nomes das sua geração.
15- Dennis Rodman (cinco títulos): Um dos jogadores mais emblemáticos da história da NBA, Rodman fez parte do polêmico time do Detroit Pistons chamados de “bad boys”. Depois, juntou-se a Michael Jordan e Scottie Pippen para vencer o segundo tricampeonato da história do Chicago Bulls.
14- George Mikan (cinco títulos): Foi o primeiro super astro da história da NBA. Mikan revolucionou o basquete com os seus 2,08 metros de altura. Foi pentacampeão com o Minneapolis Lakers entre as décadas de 40 e 50.
13- Kareem Abdul-Jabbar (seis títulos): O maior cestinha da NBA de todos os tempos conquistou seis títulos no total, primeiramente com o Milwaukee Bucks e, mais tarde, com o Los Angeles Lakers. Sua principal arma ofensiva era o gancho de grande elevação, apelidado de “sky hook”.
12- Bob Cousy (seis títulos): O ex-armador liderou o Celtics no primeiro título da sua história, em 1957, ano em que também foi eleito o MVP da temporada. Enquanto que Bill Russell foi notadamente o melhor jogador defensivo daquele time histórico de Boston, Bob Cousy era inegavelmente o cérebro do time no ataque.
11- Scottie Pippen (seis títulos): O ala foi um dos protagonistas do hexacampeonato do Chicago Bulls nos anos 90. Embora muitos o coloquem como um “fiel escudeiro”, a verdade é que Michael Jordan não venceu um título sequer sem o camisa 33.
10- Michael Jordan (seis títulos): Considerado o maior jogador de basquete de todos os tempos, Michael Jordan venceu seis títulos e foi eleito o melhor jogador das finais em todas as oportunidades. Encerrou a carreira prematuramente, em 1993, após ser três vezes campeão. mas voltou atrás um ano e meio depois, após passagem ruim pelo beisebol. Retornou às quadras com três campeonatos conquistados. Aposentou-se mais uma vez até que, em 2001, resolveu voltar, agora pelo Washington Wizards, passagem que durou dois anos
9- Jim Loscutoff (sete títulos): Jogou todas as suas nove temporadas na NBA no Boston Celtics, onde venceu sete títulos. Um fato curioso sobre Jim Loscutoff é que ele pediu para que sua camisa 18 não fosse retirada. Mesmo assim, a franquia decidiu homenageá-lo com um banner ao lado das camisas aposentadas com o seu apelido “Loscy”.
8- Frank Ramsey (sete títulos): Falecido em 2018, Ramsey é integrante da dinastia do Celtics nas décadas de 1950 e 60. Venceu sete títulos em oito finais disputadas, sendo conhecido como o “sexto homem”, graças ao seu papel saindo do banco de reservas.
7- Robert Horry (sete títulos): Conhecido pelos arremessos decisivos, Horry é o jogador que mais venceu títulos por equipes diferentes na NBA. Foram dois com o Houston Rockets, três com o Los Angeles Lakers e outros dois com o San Antonio Spurs. Suas médias na carreira, de apenas 7 pontos e 4.8 rebotes por jogo, não representam a sua participação e importância nas conquistas.
6- Satch Sanders (oito títulos): O ex-jogador do Celtics atuou ao lado de lendas como Bill Russell, John Havlicek, Sam Jones e Bob Cousy, Sanders ganhou oito títulos e teve a camisa 16 aposentada pela franquia de Boston.
5- K.C. Jones (oito títulos): Mais um nome da geração de ouro do Celtics a ser eleito para o Hall da Fama, K.C. Jones atuou nove temporadas pelo time de Boston e venceu oito títulos. Posteriormente, ainda foi duas vezes campeão da NBA como treinador.
4- Tom Heinsohn (oito títulos): Calouro do ano em 1957, seis vezes selecionado para o jogo das estrelas e integrante do Hall da Fama. Heinsohn teve sua camisa (15) eternizada pela franquia de Boston.
3- John Havlicek (oito títulos): Além de conquistar oito títulos, o ex-jogador do Celtics é o líder em pontos, jogos e minutos, da história da franquia, além de possuir 11 eleições para os times ideais da NBA e oito eleições para os times ideais de defesa.
2- Sam Jones (dez títulos): Membro honorário da geração vitoriosa do Boston Celtics das décadas de 50 e 60, o decacampeão da NBA integra o Hall da Fama do basquete, registrando médias de 17.7 pontos, 4.9 rebotes e 2.5 assistências na carreira.
1- Bill Russell (11 títulos): A lenda do Boston Celtics tem mais anéis de campeão do que dedos nas mãos. Foram 11 títulos conquistados na NBA em 13 temporadas disputadas. No último ano da sua carreira, Russell foi campeão como jogador e técnico do time ao mesmo tempo.
Últimas
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.