Lance Luzes, beleza e emoção dão o tom da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno

Luzes, beleza e emoção dão o tom da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno

Evento trouxe a emoção e a paixão olímpica de volta ao Ninho do Pássaro após 14 anos

Lance
Lance

Lance

Lance

Está valendo! Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 estão oficialmente abertos! Com muitas luzes, tecnologia e emoção, a Cerimônia de Abertura, na manhã desta sexta-feira (4), noite chinesa, fez o Ninho do Pássaro novamente pulsar em clima olímpico após 14 anos, já que o estádio também foi o palco da abertura e do encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008. Pequim se tornou a primeira cidade na história a sediar tanto os jogos de verão, quanto os de inverno.

Com um público reduzido por conta da preocupação sanitária do governo chinês em relação ao avanço da variante Ômicron no país, apenas convidados e chefes de estado foram permitidos nas arquibancadas do Ninho do Pássaro. Contudo, a falta de público não diminuiu a beleza da Cerimônia de Abertura, que contou com um show de luzes para emocionar quem assistiu ao evento.

INÍCIO QUENTE, APESAR DO FRIO
A contagem regressiva para o início da cerimônia teve 24 números, que representaram os 24 termos solares que fazem parte da contagem do tempo popular da China, refletindo mudanças de padrões de climas, plantações e animais. A contagem chegou ao fim com o início a primavera chinesa.

Cerimônia de Abertura - Jogos Olímpicos de Inverno

Cerimônia de Abertura - Jogos Olímpicos de Inverno

Lance

Cerimônia de Abertura dos Jogos de Inverno (Foto: Jewel Samad / AFP)

O show de luzes tomou conta da Cerimônia da Abertura no Ninho do Pássaro. As luzes trouxeram seis jogadores de hóquei fictícios, que jogaram um puck imaginário até a tela de gelo, que foi 'quebrada' em cristais que foram derretendo até formarem os anéis olímpicos. A 'quebra de gelo' foi uma alusão ao esforço dos atletas em perseverar, ultrapassar barreiras e superar obstáculos para conquistar seu objetivo.

É O BRASIL!
Após a revelação dos anéis olímpicos de gelo, o desfile das delegações tomou conta do Ninho do Pássaro, a começar pela Grécia, que sempre é o primeiro país a desfilar por ser a nação 'mãe' dos Jogos Olímpicos. O Brasil, que teve Edson Bindilatti, do Bobsled, e Jaqueline Mourão, do Esqui Cross-Country como representantes, foi o 16° país a desfilar.

Cerimônia de Abertura - Jogos Olímpicos de Inverno - Brasil

Cerimônia de Abertura - Jogos Olímpicos de Inverno - Brasil

Lance

A bandeira brasileira em Pequim (Foto: JEWEL SAMAD / AFP)

'GAME ON!'
Após os desfiles e a entrada de todas as 91 delegações, tendo a China como a última e entrar, a Cerimônia seguiu para os discurso de Cai Qi, presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Inverno de Pequim 2022, e do presidente do COI, o alemão Thomas Bach.

Bach desejou um feliz ano novo chinês, o ano do Tigre, para todos os presentes no Ninho do Pássaro, e fez um discurso celebrando a realização dos jogos, citou a Assembleia Geral da ONU, dizendo que os aletas não devem construir muros e sim pontes. O alemão também falou sobre as dificuldades ao longo do ciclo olímpico conta da pandemia da Covid-19, mas que o momento dos sonhos dos atletas olímpicos chegou.

Cerimônia de Abertura - Jogos Olímpicos de Inverno - Thomas Bach

Cerimônia de Abertura - Jogos Olímpicos de Inverno - Thomas Bach

Lance

Thomas Bach discursa em Pequim (Foto: BEN STANSALL / AFP)

Por fim, o presidente da China, Xi Jinping, subiu ao palco para declarar oficialmente o início para os Jogos Olímpicos de Inverno.

CHAMA OLÍMPICA ACESA!
A cerimônia continuou com quatro grupos de patinadores 'riscando' o gelo ao som de 'Imagine' de John Lennon e que revelaram o lema olímpico dos Jogos de Inverno de Pequim: 'o mais rápido, o mais alto, o mais forte, juntos'.

Após mais um show de luzes, o grande momento da abertura. No meio de um floco de neve formado por placas com os nomes de todos dos países que irão competir nos Jogos, a chama olímpica foi acesa no centro do Ninho do Pássaro.

Cerimônia de Abertura - Jogos Olímpicos de Inverno

Cerimônia de Abertura - Jogos Olímpicos de Inverno

Lance

Chama olímpica acesa! Game on! (Foto: Jewel Samad / AFP)

Últimas