Seleção de Judô para Cegos inicia preparação para o Mundial e o Pan
Lutas|Do R7
Depois de um ano de bons resultados, a Seleção Brasileira de Judô Paralímpico voltou aos treinamentos e iniciou a preparação para os desafios de 2015. Serão duas grandes competições, onde os atletas brasileiros vão enfrentar seus principais adversários. Reunidos desde a última segunda-feira, em São Paulo, os judocas ficarão concentrados até o dia 19 e realizarão as atividades no Centro de Referência do Judô Paralímpico, no bairro da Mooca, na Zona Leste.
Com 17 atletas na lista de convocação, a comissão técnica terá uma semana para os trabalhos no tatame. A metodologia de trabalho que vem dando resultado e revela novos talentos, conta com a mescla de judocas experientes e jovens. Entre os nomes mais badalados da primeira convocação e que servem como exemplos para os novatos estão: Antônio Tenório, Deanne Almeida, Karla Cardoso, Lucia Araújo e Michele Ferreira, todos medalhistas paralímpicos.
- É uma troca. Quando entrei (na seleção) também passei por isso. Uma situação que você passou e tenta amenizar, dar dica, e esses novos atletas ouvem e querem crescer, isso acaba facilitando o caminho. Somos bem unidos, independente de ser novo ou mais experiente. É um puxando o outro, incentivando. O Rayfran (Pontes) e o Wilians (Araújo) são grandes exemplos. Claro que tem o pessoal mais velho que fez com que eles buscassem o esporte, mas eles são referências para os mais jovens buscarem o mesmo caminho – disse a medalhista de prata paralímpica, Lúcia Araújo.
O trabalho envolvendo experiência e juventude tem surtido efeito e os talentos seguem em constante evolução. Desde 2011 na seleção, quando foi convocado com apenas 20 anos, Wilians Araújo é uma das confirmações positivas das apostas da comissão técnica. Com uma rodagem maior, o peso-pesado faturou a medalha de bronze no Campeonato Mundial 2014, nos Estados Unidos. Além do paraibano, o Brasil contou com a juventude de Abner Oliveira, Arthur Silva, Rayfran Pontes e Luiza Oliano.
Para este ano o planejamento está voltado para preparar os atletas para os Jogos Mundiais da IBSA, na cidade de Seul, na Coréia do Sul, de 8 a 18 de maio, e para os Jogos Parapan-Americanos, em Toronto, no Canadá, de 07 a 15 de agosto. Antes dos dois eventos, a cidade de São Paulo será sede do Grand Prix Internacional INFRAERO de Judô para Cegos, de 13 a 15 de março.