Seleção de judô é convocada para o Mundial com quatro campeões no time
Lutas|Do R7
O esquadrão brasileiro que disputará o Campeonato Mundial de judô em Astana (CAZ), entre os dias 24 e 30 de agosto, já está escalado. Nesta quinta-feira, em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira foi oficialmente convocada, e contará com a presença de quatro campeões mundiais na competição.
Mayra Aguiar (campeã em 2013), Rafaela Silva (2011), Tiago Camilo e Luciano Correa (2007) conhecem bem a sensação de ter um ouro mundial no peito. Os quatro fazem parte da equipe, que ainda conta com a campeã olímpica em Londres-2012 Sarah Menezes e o medalhista de prata na mesma competição, Felipe Kitadai.
- O objetivo da CBJ (Confederação Brasileira de Judô) é chegar a cinco medalhas com duas finais, evoluindo em quantidade em relação ao último Mundial. Queremos ainda duas medalhas no masculino, o que não conseguimos desde o Mundial de Paris (FRA) em 2011 - comentou o gestor técnico de alto rendimento da CBJ, Ney Wilson.
A principal ausência fica por conta de Rafael Silva, principal nome da categoria dos pesados. O judoca sofreu uma lesão no tendão do músculo peitoral maior direito na última semana e será submetido a uma cirurgia na próxima terça-feira. Ele foi substituido por David Moura.
Entre as mulheres, foram duas convocadas em duas categorias de peso: Sarah Menezes e Nathália Brigida, no ligeiro (48kg), e Maria Suelen Altheman e Rochele Nunes no pesado (+78kg). Já entre os homens, a dobra também aconteceu no ligeiro (60kg), com as convocações de Felipe Kitadai e Eric Takabatake. O último convocado entre os homens será definido no fim de julho.
- Estamos muito próximos dos Jogos Olímpicos Rio 2016, nosso grande objetivo. Este é o último Mundial do ciclo e será um grande teste para o nosso trabalho. Não tenho dúvidas de que estamos no caminho certo, trabalhando cada detalhe em busca da excelência e isso nos dá segurança de um bom resultado em Astana - disse o presidente da CBJ, Paulo Wanderley.
Confira a convocação completa da Seleção Brasileira de judô:
FEMININO:
48kg – Sarah Menezes e Nathália Brigida
52kg – Érika Miranda
57kg – Rafaela Silva
63kg – Mariana Silva
70kg – Maria Portela
78kg – Mayra Aguiar
+78kg – Maria Suelen Altheman e Rochele Nunes
MASCULINO:
60kg – Felipe Kitadai e Eric Takabatake
66kg – Charles Chibana
73kg – Alex Pombo
81kg – Victor Penalber
90kg – Tiago Camilo
100kg – Luciano Correa
+100kg – David Moura