Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Seleção Brasileira de Judô embarca para mundial de Astana

Lutas|Do R7

Após o bom desempenho nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, Rafaela Silva (57 kg) e Victor Penalber (81 kg) embarcaram para o Mundial de Judô nesta quarta-feira. Os judocas estão entre os 18 atletas da seleção brasileira que foram convocados para a competição que será realizada em Astana, no Cazaquistão, no fim deste mês. Ambos foram medalhistas de bronze no Canadá e integram o Talentos RJ, projeto que recebe o apoio da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Este será a terceira participação de Victor em Mundiais. O judoca estreou em 2013 e, no ano passado, ficou na sétima colocação. A aposta para esta edição é ficar atento aos detalhes e garantir uma medalha para o Brasil.

- O período entre os Jogos Pan-Americanos e o Campeonato Mundial foi de lapidação, no qual foram feitos estudos e correções técnicas e táticas. Como são muitos atletas de ponta na disputa, a gente pode ganhar nos detalhes - comentou Victor Penalber.

Campeã mundial em 2013, Rafaela Silva acredita que o grau de dificuldade de um campeonato deste porte é até maior que nos Jogos Olímpicos. Segundo ela, o desempenho no campeonato desse ano será importante para a preparação já visando os Jogos Olímpicos de 2016.


- São muitos atletas que participam do Mundial e, por isso, é preciso estar bem preparado. As adversárias são bem fortes em termos de técnica. Aponto as francesas e portuguesas como as principais - lembrou a judoca.

Sobre a proximidade em receber a maior competição esportiva mundial, tanto Victor, quanto Rafaela já sentem o clima e esperam integrar a equipe que representará o Brasil. A partir de abril do ano que vem, começam a ser definidos os atletas para os Jogos e a escolha será por meio do ranking mundial.


- Participar de uma Olimpíada já é um sonho de qualquer atleta. Ser na nossa casa é melhor ainda - comemorou Rafaela.

Victor ressalta o papel que o esporte exerce na vida das pessoas. O judoca ainda lembra da importância de receber apoio para cada vez mais se profissionalizar na modalidade.


- O importante é mudar vidas, não só através do esporte, mas utilizando o esporte como ferramenta social. Programas como o Talentos RJ garantem que o atleta tenha o foco voltado somente para o esporte - completa Victor.

Inicialmente, a seleção viaja à França para um período de aclimatação e treinamento. A partir do dia 20, os judocas chegam ao Cazaquistão para, de 24 a 30 de agosto, disputarem o Mundial. Os demais atletas da seleção são: Sarah Menezes (48kg), Nathália Brigida (48kg), Érika Miranda (52kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg ) e Rochele Nunes (+78kg). Felipe Kitadai (60kg), Eric Takabatake (60kg), Charles Chibana (66kg), Marcelo Contini (73kg), Leandro Guilheiro (81kg), Tiago Camilo (90kg ), Luciano Correa (100kg) e David Moura (+100kg).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.