Judô: 5 brasileiros estreiam nesta sexta no Grand Prix da Turquia
Lutas|Do R7
O Grand Prix de Samsun, na Turquia, começa nesta sexta-feira, com cinco brasileiros em ação: Sarah Menezes (48kg), Nathália Brigida (48kg), Felipe Kitadai (60kg), Charles Chibana (66kg) e Gabriel Pinheiro (66kg). Além deles, outros nove brasileiros competem no Yasar Dogu Sports Hall no sábado e no domingo. Ao todo, a competição vai reunir 499 atletas – 311 no masculino e 188 no feminino – de 68 países.
Os combates na Turquia começam às cinco horas da manhã, no horário de Brasília. Os primeiros brasileiros a entrar no tatame serão os jovens Gabriel Pinheiro e Nathália Brigida. Gabriel faz sua estreia contra o armênio Gor Harutyunyan. Já Nathália tem uma estreia difícil contra a francesa Laetitia Payet.
Os outros três brasileiros serão cabeças-de-chave e estreiam somente na segunda rodada. Aniversariante do dia, Sarah Menezes espera a vencedora de Borislava Damyanova, da Bulgária, e Olfa Saoudi, da Tunísia. Felipe Kitadai pega Diyorbek Urozboev, do Uzbequistão, ou Hasanain Sahdidi, do Egito. E Charles Chibana começa sua caminhada no Grand Prix contra Tarlan Karimov, do Azerbaijão.
No sábado, Veronice Chagas (63kg) estreia contra a polonesa Karolina Talach. Maria Portela (70kg) pega a israelense Lior Wildikan, que esteve treinando no Brasil no começo do ano. Igor Pereira (73kg) vai enfrentar Igor Wandtke, da Alemanha. E Victor Penalber (81kg) espera o vencedor do confronto entre o português Diogo Lima e o húngaro Laszlo Csoknyai.
No domingo, o Brasil só terá homens na disputa. Tïago Camilo (90kg) faz o primeiro confronto da competição contra quem passar da luta entre o russo Magomed Magomedov e o português Célio Dias. Na mesma categoria, o jovem Gustavo Assis aguarda o vencedor do combate entre o uzbeque Davronbek Sattorov e o sueco Joakim Dvarby.
O meio pesado Gabriel Souza também faz sua primeira luta na segunda rodada contra o belga Toma Nikiforov. Assim como Rafael Silva, cabeça de chave número um da competição, que pega o vencedor da luta entre Matjaz Ceraj, da Eslovênia, e Umit Ocak, da Turquia. Já David Moura espera o ganhador do combate entre Abdullo Tangriev, do Uzbequistão, e Juhan Mettis, da Estônia.