Com bronze, Gustavo Assis garante primeiro pódio do judô brasileiro na Universíade 2015
Lutas|Do R7
O peso-médio (90kg) Gustavo Assis, da Universidade Pitágoras (MG), conquistou a primeira medalha do judô brasileiro na Universíade Gwangju 2015, na madrugada deste domingo, quando derrotou o tcheco David Klammert por ippon na decisão de terceiro lugar e ficou com o bronze. Rafael Macedo (81kg) e Amanda Oliveira (70kg) foram os outros judocas do Brasil que chegaram à disputa pelo bronze, mas acabaram derrotados e Jéssica Santos caiu nas oitavas. As disputas continuam nesta segunda-feira, com as categorias meio-leve (66kg e 52kg) e leve (73kg e 57kg).
- Estou muito feliz com a medalha, afinal a Universíade é uma experiência olímpica, uma competição maravilhosa, forte e nos padrões dos Jogos Olímpicos. Sinto que é mais um passo dado na busca de uma vaga olímpica - comemorou o medalhista brasileiro.
O caminho de Gustavo até o bronze passou por três combates vitoriosos contra Azamat Bektursunov (KGZ), Zilvinas Lekavicius (LTU) e Davronbek Sattorov (UZB). Na semifinal contra Khusen Khalmurzaev (RUS) a luta seguia empatada com um waza-ari para cada atleta, mas o brasileiro acabou levando uma punição a mais ( 3 – 2) que o russo e foi para a disputa do bronze, de onde saiu vencedor.
- Na disputa de medalha entrei muito confiante e consegui aplicar meu melhor judô, com movimentação e agilidade na pegada. Numa queda de contra-golpe consegui fazer um ippon e acabar com o combate - acrescentou Gustavo.
O Brasil teve mais duas chances de conquistar medalhas, com Rafael Macedo (81kg) e Amanda Oliveira (70kg) chegando também à decisão de terceiro lugar. Macedo, atual campeão mundial júnior, foi derrotado pelo russo Khasan Khalmurzaev, campeão do Grand Slam de Baku 2015, na semifinal e enfrentou outra pedreira na decisão pelo bronze contra o japonês Kenya Kohara, terminando em quinto lugar na competição. Mesmo resultado para Amanda, que perdeu para a sul-coreana Seongyeon Kim, na semi, e para Zhanar Kashkyn (KAZ) na disputa do bronze. Jéssica Santos (63kg), por outro lado, não chegou à disputa por medalha, sendo superada por Wen Zhang (CHN) nas oitavas.
Nesta segunda, será a vez dos judocas das categorias 66kg e 73kg, no masculino, e 52kg e 57kg, no feminino na disputa em Gwangju. As lutas começam a partir das 21h (de domingo) e as finais serão na madrugada de domingo para segunda-feira. Os judocas Marcelo Fuzita (66kg), Igor Pereira (73kg), Eleudis Valentim (52kg) e Flavia Gomes (57kg) serão os representantes do Brasil na disputa.