Charles Chibana quer se redimir no Pan e nas Olimpíadas
Lutas|Do R7
Apesar do fracasso no Campeonato Pan-Americano, que terminou domingo passado, na cidade de Edmonton, no Canadá, Charles Chibana, judoca da categoria 66kg, não se abalou pelo mal resultado que contrastou com o ótimo desempenho da seleção brasileira, que ficou em primeiro lugar na classificação geral. No total, foram 17 medalhas, sendo 9 ouros, 7 pratas e 1 bronze.
Contudo, Chibana figura na quarta colocação no ranking mundial, com larga vantagem para Luiz Revite, na briga por uma vaga nas Olimpíadas. Agora, o atleta de 25 anos focará seus esforços nos Jogos Pan-Americanos, em Toronto. Apesar da lista de convocados ainda não ter sido divulgada, a presença de judoca é dada como certa. Mesmo assim, o atleta demonstra cautela.
- Espero fazer uma boa competição caso eu vá ao Pan, pois seria a primeira vez que participaria dos Jogos. Querendo ou não, é uma competição diferente, um clima diferente. Espero estar bem se for escolhido pra lutar - disse.
Charles Chibana quer se redimir no Pan e nas Olimpíadas (Foto: CBJ)
Parte de sua preparação, aconteceu no Centro de Treinamento de Lauro de Freitas, na Bahia, local bastante elogiado pela delegação brasileira. Posteriormente, Chibana irá ao berço do judô, o Japão, como sequência de seu trabalho.
E para fazer bonito na Rio 2016, Charles Chibana quer se inspirar em grandes nomes do judô nacional, como Aurélio Miguel e alguns colegas, como os que treinam juntamente com ele, no Pinheiros.
- Desde novo, eu via Aurélio Miguel, Tiago Camilo, Leandro Guilheiro, entre outros. Têm muitos atletas em quem eu me espelho e que servem de exemplo pra mim e pra outros atletas com o sonho de chegar onde eles chegaram. Acho que principalmente aos atletas mais antigos, que já fizeram suas histórias em campeonatos mundiais e Olimpíadas, e inspiram atletas como eu, é o que me motiva para estar sempre entre os melhores.