Lutadora argelina quebra silêncio e comenta polêmica sobre gênero nas Olimpíadas
Imane Khelif já garantiu medalha nos Jogos
Lance|Do R7
A polêmica após a luta entre Imane Khelif contra a Italiana Angela Carini rendeu um pronunciamento da Argelina neste sábado (3). A lutadora teve seu gênero questionado e foi alvo de fake news essa semana sobre ser um homem. Imane respondeu à polêmica logo após garantir uma medalha nas Olimpíadas, vencendo a húngara Anna Luca Hamori nas quartas de final.
➡️ Fique por dentro das Olimpíadas! Siga o Lance! no Whatsapp e acompanhe em tempo real as notícias
- Quero dizer ao mundo inteiro que sou mulher e continuarei mulher. Eu dedico esta medalha ao mundo e a todos os árabes, e digo a vocês, vida longa à Argélia.
Imane Khelif se envolveu em uma polêmica grande em 2023. A argelina foi reprovada em um teste de gênero, por apresentar cromossomos XY, mas foi liberada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para participar dos Jogos de Paris. Outras boxeadoras que estão competindo na França questionaram a permissão, alegando haver distinções no nível imposto dentro das lutas.
Kheli foi desqualificada do campeonato mundial de 2023 após falhar em um teste de elegibilidade de gênero não especificado, e sua presença nas Olimpíadas de Paris se tornou uma questão polêmica.