La Pulga, Tartaruga, Pequeno Príncipe... os apelidos dos craques da final da Copa do Mundo
Argentina e França entram em campo para decidir o título mundial neste domingo
Lance|Do R7
Lionel Messi, Kylian Mbappé, Antoine Griezmann. Esses são nomes muito famosos do futebol mundial que protagonizarão a final da Copa do Mundo, disputada entre França e Argentina, neste domingo. Mas esses e outros atletas importantes da decisão do Mundial também são conhecidos por apelidos, como La Pulga e Tartaruga. O LANCE! pesquisou a origem e significado de alguns deles.
Veja abaixo.
AdChoicesPUBLICIDADE
LIONEL MESSI - LA PULGA (A PULGA)
Messi carrega o apelido de “La Pulga”, em português “A Pulga”, desde criança. Na infância, o craque argentino teve problemas de crescimento e precisou tomar hormônios. Além do tamanho, Lionel sempre conseguiu "esconder" a bola dos adversários dentro de campo, como uma pulga em meio aos pelos de um animal.
MBAPPÉ - TARTARUGA
Mbappé recebeu o apelido de “Tartaruga” e “Donatello” um mês após chegar ao PSG. A brincadeira foi revelada primeiro pelo lateral-direito belga Meunier. Donatello é o nome de uma das “Tartarugas ninja”, revista em quadrinhos e desenho animado dos anos 1980. Segundo os jogadores do clube, o atacante francês parece com o personagem.
(Fotos: Reprodução/Instagram@k.mbappe e Reprodução/Web)
+ Como é a relação entre Messi e Mbappé fora de campo?
ALEJANDRO GÓMEZ - PAPU
Alejandro Gómez é conhecido como "Papu" desde a infância, o apelido foi dado por sua mãe que o chamava de “Papuchito”. A palavra papu deriva, em espanhol, de “papai” e é uma linguagem coloquial para falar “amigo”.
GRIEZMANN - PEQUENO PRÍNCIPE
As ligações entre Griezmann e o clássico literário francês “Pequeno Príncipe”, de 1943, são várias. Além de uma semelhança física com o personagem principal, por ser loiro e magro, o atleta tem o mesmo primeiro nome do autor do livro, Antoine Saint-Exupéry. Por fim, o jogador também é fã da obra e tem uma frase contida no romance tatuada no corpo: “Faça da sua vida um sonho, e faça do seu sonho uma realidade”
ACUÑA - HUEVO (OVO)
O lateral-esquerdo Acuña também recebeu o apelido de "Huevo", "Ovo" em português, na infância. O jogador batia a cabeça frequentemente quando jogava bola com os amigos e ficava com um galo, ou um ovo, na testa. Don Cubilla, empresário que descobriu o atleta, gostou da alcunha e manteve-a após a chegada do defensor a grandes clubes.
+ Quase foi preso: listamos as maiores loucuras de Diogo Defante no Qatar
RABIOT - LE DUC (O DUQUE)
Durante os bons momentos vividos no PSG após subir à equipe profissional - o meio-campista atuou no time francês entre 2012 e 2019 -, Adrien Rabiot foi apelidado de “Duque” pela torcida parisiense por causa da elegância com a qual jogava.
JULIAN ÁLVAREZ - ARANHA
Assim como Messi e Acuña, Julian Álvarez carrega o apelido desde a infância. O atacante argentino era chamado de “Aranha” pelo irmão porque nunca perdia a bola e, por isso, parecia ter oito pernas. O jogador manteve a alcunha viva quando virou jogador profissional e já comemorou gols fazendo o gesto do Homem-Aranha mais de uma vez.
Álvarez fazendo gesto do Homem-Aranha (ANDRES KUDACKI/AFP)
+ Quem vai narrar a final da Copa do Mundo? Saiba onde assistir
DEMBELÉ - MOSQUITO
O apelido de "Mosquito" dado a Dembelé se popularizou após o atleta chegar ao Barcelona. O companheiro de time Umtiti, inclusive, desejou boas-vindas ao jogador chamando-o dessa forma. O francês é comparado ao inseto pelas pernas finas e a velocidade. Curiosamente, quando perguntado pela “Barça TV” sobre o motivo de receber esse apelido, Dembelé não sabia a resposta.
EMILIANO MARTÍNEZ - DIBU
Martínez, goleiro titular da Argentina, é chamado de “Dibu” pela semelhança com o personagem principal do desenho animado argentino de mesmo nome, lançado em 1997, quando o arqueiro tinha apenas cinco anos.
(Fotos: Paul Ellis/AFP e Reprodução da web)
+ Neto declara torcida para a Argentina na final da Copa e explica motivo
THEO HERNÁNDEZ - AVIÃO
O jornal espanhol "Marca" revelou, em 2017, que o lateral-esquerdo francês Theo Hernández era conhecido no vestiário do Real Madrid como “avião” pela potência e velocidade. O apelido permaneceu após sair do clube, em 2019.