Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Juventude inicia processo para renovar Certificado de Clube Formador

Alviverde é responsável pela formação de jogadores como, por exemplo, o lateral-esquerdo Alex Telles

Lance

Lance|Do R7


Lance
Lance

Visando a manutenção do Selo Formador de categorias de base, o Juventude recebeu a visita de Thiago Pitindá neste mês, Coordenador de Infraestrutura da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O profissional foi recepcionado pelo presidente Fábio Pizzamiglio, pelo Diretor Executivo Administrativo e Financeiro, Edu Pesce, e pelo Gerente das Categorias de Base, Lúcio Rodrigues. A partir da valorização dos jovens atletas, o clube gaúcho revelou nomes expressivos e com passagens pela Seleção Brasileira como, por exemplo, o lateral-esquerdo Alex Telles e o zagueiro Dante.

Sendo um exemplo de formação na região Sul, o Juventude detém há 12 anos o Selo de Clube Formador. Revelando atletas para o futebol nacional e internacional, o Verdão é exemplo no quesito infraestrutura de base. O processo se inicia na Escola de Futebol, dos 7 aos 13 anos, e segue nas categorias de base, dos 14 aos 20.

>Lucas Moura tem sondagens para deixar o Tottenham

Com passagem pelas categorias de base de Grêmio, São Paulo e Atlético-MG, Júnior Chávare, hoje Diretor Executivo de Futebol do Juventude, ressaltou a importância da renovação do selo formador para o clube.

Publicidade

- A renovação é um sinal de compromisso do clube com a categoria de base, que é a mola propulsora do Juventude, sempre foi e sempre será. Então, eu acredito que, a partir daí, é imprescindível que nós estejamos sempre legalizados, atualizados e preparados para o recebimento desse selo que condiz com a qualidade que o Juventude quer para sua categoria de base - pontuou Chávare.

Thiago foi ao CFAC, Centro de Treinamentos das categorias de base e do profissional no Juventude, e as instalações do Estádio Alfredo Jaconi. O coordenador percorreu por todos os setores do clube, como vestiários, campos, parte administrativa, alojamentos e espaços da escola e da base. Após a visita, o representante da entidade máxima do futebol nacional elogiou a estrutura do clube e ressaltou a importância do processo de vistoria.

Publicidade

- Consegui perceber um planejamento bem feito dentro do clube. Tudo muito organizado, assim como o planejamento que o clube vem realizando, pois é muito bem estruturado. É muito importante para nós termos o Clube Formador sob um olhar de atenção para proporcionar credibilidade e fomentar o futebol brasileiro, especialmente nas categorias de base. Por isso, analisamos a estrutura física do clube, de atletas, funcionários, parte administrativa e tudo que envolve o processo para melhoria e aprimoramento do futebol brasileiro - destacou.

Ferramenta regulamentada em 2012 pela CBF, o selo de Clube Formador premia clubes por cumprir determinados requisitos solicitados pela entidade máxima do futebol brasileiro como assistência médica, psicológica, nutricional, custeamento de transporte e alimentação, uniforme de jogo e treino, frequência escolar do atleta e participação em competição oficial.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.