Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Jovens atletas ganham ajuda de Torben Grael na Copa da Juventude

Competição chegou ao segundo dia no YCSA e contou com visita de bicampeão olímpico

Lance

Lance|Do R7


Lance
Torben Grael é uma lenda do esporte olímpico brasileiro (Foto: Divulgação)

Torben Grael, bicampeão olímpico, palestrou para jovens atletas na regatas da Copa da Juventude 2023, que foi marcada por ventos mais fracos na Represa de Guarapiranga, em São Paulo (SP). A lenda da Vela passou um dia assistindo as provas e trocou experiências vividas em sua carreira, desde o início no Lago Paranoá, em Brasília (DF), até as conquistas de títulos mundiais, olímpicos e da Volta ao Mundo.

- É um campeonato importante para a vela brasileira. Nosso desafio é aumentar a base da pirâmide da vela olímpica. Por isso, a Copa da Juventude é uma chance de fazer com que os jovens se sintam motivados para fazer campanhas olímpicas e sigam essa trajetória de sucesso - disse Torben Grael, atleta dono de cinco medalhas olímpicas.

- Quando tinha 16 anos treinava mais que todos os outros jovens. Tenho certeza que ninguém velejava mais que eu naquela época. Atualmente, algumas pessoas falam que Martine e Kahena treinam muito e mesmo tendo talento elas continuam treinando bastante. O treino é um grande diferencial para chegar preparado - concluiu.

O evento para a nova geração da vela é promovido pelo YCSA – Yacht Club Santo Amaro e pela CBVela – Confederação Brasileira de Vela.

Publicidade

- Gosto muito de ouvir meu treinador antes das regatas e sempre presto atenção nas condições de vento. Tenho apenas 14 anos e estou aprendendo muito, por isso vou aos de briefings para saber onde posso melhorar no dia seguinte - contou Valentina Guimarães Roma, atleta pernambucana do Cabanga Iate Clube.

Resultados da Copa da Juventude

Publicidade

A classe ILCA teve ao todo duas regatas no dia e o gaúcho Felipe Fraquelli (VDS) segue na liderança com 6 pontos perdidos, seguido por Lucas Zorzi (CDJ) com 15 pontos e Mathias Reimer (YCSA) com 18 pontos. Na pontuação, já entrou o descarte do pior resultado. São 63 barcos disputando a categoria. Entre as mulheres, Ana Roth (VDS) é a melhor após cinco provas no total.

- Hoje o vento foi mais fraco, diferente de ontem! A tendência é que a condição continue na quinta-feira e depois aumente. Os velejadores que estão na frente devem estar preparados para todas as intensidades - contou Gustavo Kiesling (YCSA), que está em quinto no geral.

Publicidade

Na 29er, Guilherme Menezes e Fernando Menezes (ICSC) somam apenas 5 pontos perdidos contra 13 de Theo Chao e Rafael de Moricz. Na 420, Gustavo Glimm e Luiza Madureira (ICRJ/VDS) seguem na ponta da Copa da Juventude com 11 pontos perdidos, mas estão empatadas com Julia Cantarino e Sofia Berardo (ICRJ). Joana Gonçalves e Gabriela Vassel (ICRJ) têm 13.

Na kite, Marcos Americano Rodrigues (BL3/YCSA/CBC) segue na liderança. Já na IQFoil, os destaques do dia anterior foram Guilherme Munhoz (TEMPO) e Sofia Faria (ICB/CBC).

Apoio à vela Jovem

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela junto com Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022.

O projeto ajuda no fomento à modalidade desde o ano passado. Sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, a Marina da Glória, na capital fluminense, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem. Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ).

O trabalho leva jovens atletas a se aperfeiçoarem na modalidade, com o propósito de levá-los ao alto rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

Programação

3/2

Regatas

Palestra: A rota polar – Beto Pandiani

4/2

Regatas

Cerimônia de premiação

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.