Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Jorge Vilda, técnico da Espanha, supera problemas e conquista o Mundial: 'Estou orgulhoso das atletas'

Treinador passou por boicote das jogadoras, seguiu no cargo e levou a Roja ao primeiro título da Copa Feminina

Lance

Lance|Do R7


Lance
Jorge Vilda posa com a medalha de campeão mundial (Foto: Franck Fife / AFP)

A Espanha de Jorge Vilda é campeã do mundo. A Roja bateu a Inglaterra por 1 a 0 neste domingo, em Sydney, na Austrália, e conquistou o título mundial pela primeira vez em sua história. Após o título, o comandante da Fúria falou sobre o triunfo histórico, depois de passar por diversos problemas com as atletas espanholas.

- Bom, é difícil descrever. Estou imensamente alegre e orgulho desta equipe, além de feliz pela torcida que nos apoiou e que certamente está feliz. Demonstramos como podemos jogar, e que sabemos sofrer, e agora somos campeões do mundo - afirmou o técnico.

Em setembro de 2022, Vilda passou por um processo de boicote das jogadoras da Fúria. A situação se deu por uma descrença das jogadoras no trabalho, após a queda na Eurocopa Feminina justamente para a Inglaterra. As reclamações não surtiram efeito, já que a federação espanhola manteve o treinador à frente da equipe. Das 15 jogadoras que assinaram a nota, apenas três foram convocadas para o Mundial.

Após o jogo, algumas atletas chegaram a erguer Jorge para o alto, cena natural em times campeões. Porém, algumas se afastaram e apenas observaram o momento, Na vitória contra a Holanda, nas quartas de final, o comandante se aproximou das jogadoras que celebravam o triunfo na prorrogação, mas ninguém parou sequer para um cumprimento. No fim das contas, Vilda levou o time espanhol ao título e alcançou o objetivo mesmo com as rusgas.

Publicidade

- Quando a árbitra apitou, vi minha mulher, minha filha, meus pais, todas as pessoas que me apoiaram. Agora, que comemorem, é a nossa hora de comemorar, e não sei até que horas vamos celebrar - disse o técnico.

Jorge Vilda está de contrato renovado com a Real Federação Espanhola de Futebol e deve seguir comandando a Roja por mais alguns anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.