Jogadores estouram idade na base e esperam por chances no Vasco

Halls, Cayo Tenório, Coutinho, Alexandre Melo, Ulisses e Linnick podem aparecer no grupo principal; Abel expressou a vontade de trabalhar bem com a base

Abel poderá utilizar jogadores vindos da base

Abel poderá utilizar jogadores vindos da base

Lance

Mesmo sem um título de expressão em 2019, as categorias de base do Vasco tiveram destaque no cenário nacional. Para a próxima temporada, alguns bons talentos revelados vão aparecer no elenco profissional, alguns por opção do técnico Abel Braga e outros por terem estourado a idade do sub-20. Se no principal a realidade é a luta contra o rebaixamento, os mais jovens vivem um cenário totalmente diferente. O clube voltou a ser referência no Brasil e briga por quase todos os campeonatos que disputa.

Leia mais - Novo CT: Vasco anuncia arrecadação de R$ 3 milhões até agora

Só neste ano, o Cruz-Maltino foi vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, do Carioca, da Taça Guanabara, do torneio OPG e da Copa RS, caiu na semifinal do Campeonato Brasileiro sub-20 após terminar a 1ª fase como líder, e também na semi da Copa do Brasil. O único título foi na Taça Rio. Isso tudo no sub-20. Em categorias inferiores, por exemplo, foi campeão carioca sub-15 invicto (após vencer a Taça Guanabara e Taça Rio).

Entre os nomes que não podem mais integrar a base estão o goleiro Halls, os laterais Cayo Tenório, Coutinho e Alexandre Melo, o zagueiro Ulisses e o meio-campo Linnick. Alexandre e Ulisses chegaram a treinar com Vanderlei Luxemburgo e o primeiro ganhou, inclusive, uma oportunidade contra o Goiás, no Brasileirão, quando substituiu Danilo Barcelos.

Outros que ainda não atingiram a idade limite, mas podem ganhar chances são o zagueiro Miranda, o lateral Nathan, do meia Caio Lopes e o atacante Vinicius.



No atual elenco, o volante Bruno Gomes e os atacantes Gabriel Pec e Talles Magno foram os últimos a serem promovidos para o profissional. Lucas Santos, que retorna após empréstimo ao CSKA, da Rússia, também buscará mais oportunidades. O centroavante Tiago Reis também quer se firmar com Abel após perder espaço com Luxa.

O Vasco ainda não sabe qual será o elenco para 2020. A pré-temporada também não foi definida pela nova comissão técnica, que ainda estuda o planejamento. Fato é que os jovens revelados em São Januário vão ser fundamentais novamente para encorpar o grupo graças aos problemas financeiros vividos pelo clube.

- O Vasco chega em todas as competições de base. Estou com a relação de muitos jogadores. O torcedor está abraçando. Conversei com o PC (Gusmão, coordenador de futebol), e a base está chegando em todas as competições. Isso é muito importante. Fiquei empolgado porque vocês sabem dessa minha característica de trabalhar com os garotos. Ele (Luxemburgo) lançou muitos e responderam. Ás vezes, o garoto formado em casa sente muito menos o peso do que um jogador vindo de outra equipe - disse Abel Braga em sua apresentação.

Festa no Maraca! Confira as imagens da final entre Flamengo x Vasco