João Lucas Alves vence STU Open no Rio; Ivan Moreira e Kelvin Hoefler completam pódio
João Lucas Alves assumiu a ponta do STU Open logo no início e confirmou título em disputa de alto nível na praça Duó, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro
Lance|Do R7
Medalhista de bronze nos Jogos Sul-Americanos, na última semana, João Lucas Alves conquistou o título do STU Open neste domingo, no Rio de Janeiro. "Xuxu", como é conhecido, venceu nomes pesados do cenário do skate, como o medalhista olímpico Kelvin Hoefler. O gaúcho dominou a fase final da competição, em que cada competidor arrisca suas tentativas mais arriscadas, e confirmou o título no fim. Hoefler, por sua vez, terminou com a terceira colocação — Ivan Monteiro foi o vice.
+ Pedri, Gavi, Camavinga e sem brasileiros: veja os finalistas ao prêmio Golden Boy 2022
A disputa começou com Gabryel Aguilar, que somou 8,72 em sua primeira tentativa. Joseph Garbaccio apareceu logo em seguida, mas o francês cometeu um erro e caiu em sua primeira volta, totalizando a nota de 5,68. Primeiro brasileiro na pista, Giovanni Viana também errou e perdeu alguns pontos, mas alcançou 7,52. Jake Ilardi anotou 7,37 na primeira tentativa, antes de João Lucas Alves inaugurar as notas altas do dia: medalha de bronze nos Jogos Sul-Americanos, "Xuxu" marcou 8,9 e pulou diretamente para a ponta.
Medalhista olímpico em Tóquio, Kelvin Hoefler foi à pista logo em seguida e tentou uma série de manobras, mas acabou ficando com 7,48 de nota após cometer dois erros. Ivan Monteiro se colocou no segundo lugar logo depois, com 8,54, enquanto Filipe Mota fechou a primeira volta entre os competidores com 8,31 — em terceiro.
+ Bicampeã mundial de skate no Street, Pâmela Rosa projeta Olimpíadas em Paris: '2024 é logo ali'
As notas começaram a subir a partir da segunda volta, com um 8 para Gabryel Aguilar, mas Jake Ilardi saiu de último para primeiro ao conseguir 9,16 em sua tentativa. Kelvin Hoefler errou novamente e somou 5,15, enquanto Ivan Monteiro superou a primeira nota e conseguiu um 8,93.
A partir daí, a competição entrou na série de tentativas: os skatistas podiam dar apenas uma manobra por tentativa — cinco, no total —, e as duas melhores entravam na soma da pontuação. Gabryel Aguilar, Joseph Garbaccio e Giovanni Viana erraram, antes de Jake Ilardi marcar 8,16 e João Lucas Alves subir novamente o nível com um 9,22. Sem deixar barato, Kelvin Hoefler acertou linda manobra em seguida e anotou 9,14.
+ Rayssa Leal e Pâmela Rosa brilham e avançam com as melhores notas para final do STU Open Rio
A segunda série de tentativas teve novos erros de Gabryel Aguilar e Joseph Garbaccio, que continuaram zerados. Antes de Jake Ilardi também errar, entretanto, Giovanni Viana acertou sua manobra e anotou 9,04. Com diversas manobras arriscadas a seguir, todos os competidores na sequência erraram e ficaram zerados. Com todos os competidores arriscando lances elaborados, a terceira série teve apenas três notas: Aguilar levou 7,75, Xuxu fez 8,98 e Hoefler ficou com 8,5. Todos os outros erraram e ficaram sem nota.
A quarta série foi bem mais movimentada e contou com as duas maiores notas do evento até então: Giovanni Viana conseguiu um 9,39 logo antes de ser superado por Kelvin Hoefler: 9,54 e a segunda posição para o atleta olímpico. Por fim, veio a quinta tentativa e a confirmação do título por parte de Xuxu: Ivan Monteiro fez uma manobra excelente e conseguiu um 9 que o levou para a segunda colocação, mas Hoefler errou e terminou em terceiro. Assim, não teve jeito: o líder não poderia mais ser alcançado e a taça ficou mesmo com o gaúcho João Lucas Alves, que destacou a união do esporte após garantir a taça.
- O pessoal que fica aqui fora também fica acompanhando, sabe que aquilo motiva muito, sabe que o skate é união. A gente quer estar sempre competindo um com o outro, motivando um ao outro. Isso é inacreditável, só o skate consegue mostrar - disse o campeão.