Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Instrutor de jiu-jitsu brasileiro treina técnico do Boston Celtics para enfrentar as emoções em quadra

Alexandre Costa trabalha técnicas de respiração e postura com Joe Mazzulla

Lance

Lance|Do R7


Lance
Joe Mazzulla e Alexandre Costa treinam jiu-jitsu (Foto: Arquivo pessoal)

O professor de jiu-jitsu Alexandre Costa, vem dando aulas da arte marcial para o treinador do Boston Celtics, Joe Mazzulla. O atual técnico da equipe de basquete assumiu o cargo durante esta temporada da NBA após o afastamento de Ime Udoka por acusações de assédio, no último mês de setembro.

O brasileiro radicado nos EUA há 20 anos, coutou em entrevista ao site 'ge' como recebeu o convite para treinar Joe Mazulla. Ele relatou que no início não acreditou quando uma funcionária do clube mais vitorioso da história da NBA o procurou para certo objetivo e contou como foi o primeiro contato.

+ Jaylen Brown corta mão em acidente e vira desfalque no Celtics

- Perguntei se ele tinha experiência com artes marciais e qual seria o tipo de aula. Competição, defesa pessoal, condicionamento físico? Ela respondeu que seria tudo junto, porém usando o jiu-jitsu como ferramenta para uma mentoria com ênfase em mindfulness, foco, respiração e gerenciamento de situações caóticas - disse o brasileiro.

Publicidade

O trabalho começou no fim do mês de novembro, com treinos na casa de Mazzulla e, posteriormente, na academia e durante viagens do time. O brasileiro passou a frequentar os jogos anotar observações sobre a postura do técnico durante a ação em quadra. Joe buscou no jiu-jitsu a forma para manter a tranquilidade durante as partidas.

+ Calendário da primeira rodada dos playoffs 2023 da NBA

Publicidade

- No final da primeira avaliação, disse que ele estava com uma dificuldade enorme de respirar. Estava fazendo cinco movimentos para uma respiração. O ideal é chegar a três para uma - contou o brasileiro.

Após desenvolver um bom trabalho com o treinador, Alexandre busca ser promovido para realizar atividades com o time inteiro do Boston Celtics. Com a proximidade dos playoffs da NBA, as tensões aumentam e os métodos se modificam.

Publicidade

- Eles já tinham me dito que tudo que eu vou ver até março é uma coisa. Para frente, é completamente diferente. Realmente, foi. O pessoal quer saber é do título agora. A minha intenção é estar, na próxima temporada, treinando o time inteiro, da mesma forma que eu treinei o Joe. Educação emocional, respiração e coisas básicas, como técnicas de queda, de rolamento de judô, para diminuição de lesões - concluiu.

O Boston Celtics estreia no mata-mata da NBA contra o Atlanta Hawks como favorito na primeira rodada, a partir deste sábado. Na lateral da quadra, no entanto, Joe Mazzulla só vai respirar aliviado com o troféu em junho.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.