Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Holanda atropela Vietnã, passa Estados Unidos e se classifica em primeiro no grupo E da Copa do Mundo Feminina

Esmee Brugts e Jill Roord marcaram duas vezes cada; Danielle van de Donk, Lieke Martens e Katja Snoeijs anotaram os outros...

Lance

Lance|Do R7


Lance
Jogadoras holandesas celebram quinto gol da partida (Foto: Sanka Vidanagama / AFP)

Na madrugada desta terça-feira, a Holanda aplicou uma goleada por 7 a 0 sobre a equipe do Vietnã, em jogo válido pela terceira rodada do grupo E da Copa do Mundo Feminina. Só no primeiro tempo, foram cinco: Martens, Snoeijs, Brugts, Roord e Van de Donk. No segundo tempo, Brugts voltou à rede e Roord também anotou um doblete para fechar o placar

+ Confira todas as informações da Copa do Mundo Feminina

Com o resultado, as Leoas Laranjas chegaram a sete pontos e garantiram a liderança da chave, contando com o empate sem gols entre Estados Unidos e Portugal. Os EUA asseguraram a segunda vaga, com cinco pontos, enquanto Portugal caiu de pé, com quatro. O Vietnã, por sua vez, deixa a Oceania sem pontuar, na lanterna do grupo.

+ Torça pela nossa Seleção Feminina com camisas a partir de R$29,90

Publicidade

Veja como foram os sete gols do confronto

!TIRANDO A PRESSÃO! Já se esperava que a Holanda partiria em busca de uma goleada para superar os Estados Unidos no saldo de gols. E para tranquilizar a equipe e a torcida, o primeiro viria ainda aos oito minutos de jogo. Dominique Janssen dominou no campo defensivo e viajou bola até a área, buscando Lieke Martens. A atacante matou no peito, brigou no meio de duas adversárias e deu um toque de cobertura lindo, para encobrir a goleira Tran Thi Kim Thanh e abrir o placar.

Publicidade

!SEM RESPIRAR! Três minutos depois, viria o segundo. Spitse achou belo passe no entrelinhas para Danielle van de Donk, que limpou duas marcadoras e achou Katja Snoeijs livre na meia lua. A camisa 9 dominou e bateu com estilo, consciente, sem chances para a arqueira vietnamita.

!PINTURA! Aos 18 minutos, a Holanda ampliou. Janssen achou Martens novamente no trabalho de pivô pela esquerda. A ofensiva ajeitou para Esmee Brugts, que dominou e bateu de fora da área. Um chute colocado, mas que pareceu teleguiado em direção ao ângulo de Tran Thi Kim Thanh.

Publicidade

!INSACIÁVEIS! À essa altura do jogo, a Holanda havia passado os EUA em pontos e igualado no saldo de gols. Um tento das estadunidenses contra Portugal recolocaria a pontuação em igualdade e faria as americanas terem um de saldo a mais. A Holanda sabia disso, e foi pelo quarto gol. Aos 23, Janssen acertou lindo desarme no corredor esquerdo, arrancou e cruzou na medida para Jill Roord, que pegou de primeira dentro da área para aumentar a vantagem.

!ANTES DO INTERVALO! Os minutos posteriores mostraram uma queda na intensidade holandesa, mas nada que fosse impedir a equipe europeia de marcar mais um. Quando o relógio já batia 44 minutos, Brugts recebeu pela canhota e cruzou em direção a Roord, que pegou de primeira. Tran Thi Kim Thanh fez boa defesa, mas no rebote, com o gol quase aberto, Danielle van de Donk só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.

!REPETE A DOSE! Aos 12 da segunda etapa, Esmee Brugts praticamente provou que seu primeiro gol não foi por sorte. Em recuperação de bola após erro de saída do Vietnã, a camisa 22 acertou um chute idêntico, de direita, colocado e forte, acertando o ângulo da goleira Khong Thị Hang, que entrou no intervalo.

!MAIS UM DA CRAQUE! Já dentro dos 10 minutos finais, as holandesas marcaram mais um. Em cobrança de falta, Janssen viajou linda bola na área para Stefanie van der Gragt. A zagueira ajeitou para o meio e Jill Roord apareceu livre na pequena área para colocar de cabeça no fundo da rede.

Como foi o primeiro tempo?

Pressionada pela necessidade de golear e superar uma possível vitória dos EUA contra Portugal no saldo de gols, a Holanda começou o jogo em cima do Vietnã. E para diminuir a pressão, os gols vieram muito cedo. Aos 23 minutos de jogo, Martens, Snoeijs, Brugts e Roord já haviam marcado um gol cada para ultrapassar as norte-americanas no quesito. A cada tento, as jogadoras buscavam a bola no fundo do gol, como quem indicava querer mais. Antes do intervalo, ainda veio o quinto, com Danielle van de Donk.

E a segunda etapa?

Com um resultado confortável, as holandesas apenas sentaram em cima da vantagem que tinham na liderança e não precisaram de muito mais para garantir o lugar no mata-mata. Ainda houve tempo para Brugts fazer mais um lindo gol e Roord aumentar sua conta, fechando o marcador em uma vitória tranquila, a mais elástica desta Copa do Mundo.

Como ficou a situação das equipes?

Com a goleada, a Holanda garantiu a primeira posição do grupo, contando com o empate entre Estados Unidos - também classificado - e Portugal. As europeias fecharam a chave com cinco pontos e aguardam a definição do grupo de Argentina, Suécia, Itália e África do Sul para saber quem será a adversária das oitavas de final. O Vietnã, porém, foi o saco de pancadas do grupo, saindo da Copa sem vencer jogo algum.

+ Estados Unidos sofrem, mas seguram empate com Portugal e garantem vaga nas oitavas da Copa do Mundo Feminina

FICHA TÉCNICA

Vietnã 0x7 Holanda

Data e horário: terça-feira, 1 de agosto de 2023, às 4h (de Brasília)

Local: Forsyth Barr Stadium, em Dunedin (NZE)

Arbitragem: Ivana Martincic (árbitra); Sanja Rodak e Karolin Kaivoja (auxiliares); Elena Demetrescu (quarta árbitra); Carol Anne Chenard e Nicolás Gallo (VAR)

Público: 8.215 presentes

Cartões amarelos: Duong Thị Van (VIE)

Gols: Lieke Martens, aos 8'; Katja Snoeijs, aos 11'; Esmee Brugts, aos 18' e aos 57'; Jill Roord, aos 23' e aos 83'; Danielle van de Donk, aos 45'; (HOL)

VIETNÃ (Técnico: Mai Duc Chung)

Tran Thi Kim Thanh (Khong Thị Hang); Tran Thi Thu Thao, Luong Thi Thu Thuong (Chuong Thị Kieu), Le Thi Diem My, Tran Thi Thu e Hoang Thi Loan (Nguyen Thị My Anh); Nguyen Thi Bich Thuy (Nguyen Thị Tuyet Dung), Duong Thi Van, Tran Thị Hai Linh e Nguyen Thi Thanh Nha; Pham Hai Yen (Huynh Nhu)

HOLANDA (Técnico: Andries Jonker)

Daphne van Domselaar; Sherida Spitse (Caitlin Dijkstra), Stefanie van der Gragt e Dominique Janssen; Victoria Pelova (Kerstin Casparij), Jill Roord, Jackie Groenen (Damaris Egurrola), Danielle van de Donk (Wieke Kaptein) e Esmee Brugts (Merel van Dongen); Katja Snoeijs e Lieke Martens

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.