Lance História do Super Bowl: como surgiu, por que tem esse nome e tudo sobre a final da NFL

História do Super Bowl: como surgiu, por que tem esse nome e tudo sobre a final da NFL

Kansas City Chiefs e San Fancisco 49ers se enfrentam na grande decisão da NFL

Lance
Lance

Lance

Lance

O Super Bowl LVIII se aproxima, e Kansas City Chiefs e San Fancisco 49ers disputam o troféu Vince Lombardi no próximo domingo (11), em Las Vegas. Mais que uma partida, a final da NFL se tornou um espetáculo midiático. No ano passado, 113 milhões de pessoas assistiram ao duelo entre Chiefs e Eagles, audiência que faz da decisão do futebol americano o terceiro maior evento esportivo do planeta, atrás da final da Copa do Mundo e da Olimpíada. Mas afinal, como surgiu o Super Bowl e qual sua história?

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Para entender a história da grande final da liga, é necessário voltar no tempo. Criada em 1920, a National Football League demorou quase 40 anos para se firmar como a força que é, nos EUA. Em 1958, Baltimore Colts e New York Giants protagonizaram a decisão até hoje conhecida como "O Maior Jogo Já Jogado", sucesso em termos esportivos e de audiência.

A partir disso, o futebol americano profissional ganhou cada vez mais notoriedade, a ponto de a NFL ganhar uma concorrente. Em 1960, foi fundada a American Football League (AFL), com novos times e avanços importantíssimos ao esporte. Ameaçadas uma pela outra, as duas ligas chegaram a um acordo, intermediado pela televisão americana, e, a partir de 1967, os campeões de cada uma das Ligas passaram a decidir, em jogo único, quem é o melhor do país.

O evento nasceu para ser "o" espetáculo televisivo, e assim é tratado pelas tvs americanas desde então. Foi nele que a tv a cores foi definitivamente implantada nos EUA. É nele que são exibidas as peças publicitárias mais caras do mundo.

Inicialmente, a partida seria chamada de “The Big One”. Porém, o então presidente da AFL, Lamar Hunt, trouxe o nome "Super Bowl" à tona. A ideia veio de um brinquedo da época, mas a explicação da escolha vem do futebol americano universitário. As decisões e jogos festivos do "College" são, tradicionalmente, chamados de "bowls" (Rose Bowl, Sugar Bowl, entre outros). Desta forma, o "Super Bowl" remete ao maior de todos os eventos do futebol americano.

➡️ Estádio do Super Bowl é o segundo mais caro do mundo

Assim, ao final da temporada de 1966, Green Bay Packers e Kansas City Chiefs, campeões de NFL e AFL, respectivamente, se enfrentaram na grande decisão. A partida terminou com vitória de Green Bay por 35 a 10, fazendo da tradicional franquia do Wisconsin a vencedora do primeiro Super Bowl da história.

Em 1970, NFL e AFL se fundiram para criar nova NFL, no formato conhecido nos dias de hoje. A liga foi dividida em duas conferências, a National Football Conference (NFC) e a American Football Conference (AFC), cujos vencedores se enfrentam no Super Bowl. Este ano, o San Francisco 49ers representará a Conferência Nacional, enquanto o Kansas City Chiefs representa a Conferência Americana pelo segundo ano consecutivo.

Últimas