Grêmio vence Universidad Católica e segue na Copa Libertadores
Gols de Alisson na primeira etapa e Thaciano no segundo tempo construíram vantagem para Tricolor ir às oitavas como segundo colocado no grupo
Lance|Do R7
Não foi da maneira que o torcedor do Grêmio está acostumado, mas o que a equipe demonstrou diante da Universidad Católica na Arena pela última rodada da fase de grupos na Libertadores foi suficiente para constituir o placar de 2 a 0, tentos assinalados por Alisson e Thaciano.
Assim, os comandados de Renato Portaluppi chegaram a 10 pontos e vão às oitavas de final como segundo colocado da chave já que, antes mesmo dessa rodada, o Libertad tinha sua liderança no Grupo H assegurada. Por sua vez, a Católica ficou com o terceiro lugar e vai a Copa Sul-Americana.
Arena tensa
O sempre frio e tranquilo time do Grêmio atuando em seus domínios para trabalhar a bola e achar os espaços sentia o peso da responsabilidade nos minutos iniciais demonstrando nervosismo na hora da movimentação que, por sua vez, era traduzida em diversos erros. Apesar desse efeito negativo, a Católica tampouco conseguia aproveitar a oportunidade de se impôr e deixou o confronto em aberto.
Desafogou!
Se faltava a categoria e precisão característica do Imortal, quem deu um jeito nisso foi o meio-campista Michel dando um primoroso lançamento do campo de defesa que encontrou a disparada de Alisson. O 23 gremista ganhou da marcação de Juan Cornejo e bateu de pé esquerdo no canto oposto do goleiro Matías Dituro.
Tranquilizou?
A posse seguia controlada pelo Grêmio, mas distante dos desempenhos costumeiramente apresentados pelos comandados de Renato Portaluppi, repleto de erros e dando espaços para que os Cruzados, mesmo com toda a dificuldade, chegassem com perigo. Após Paulo Victor sair socando errado a
bola, César Pinares bateu de pé esquerdo e viu a bola passar ao lado da trave.
Lampejo
Em um breve momento onde o Imortal conseguiu elevar sua margem de acerto, André ajeitou para Jean Pyerre que bateu com categoria, mas não contava com uma plástica defesa de Dituro que espalmou para escanteio.
Demanda
A Católica tentou usar a estratégia de ter o controle da bola para trabalhar e forçar a saída da defesa gremista, mas esbarrou na significativa quantidade de erros que cometia. Com isso, o Grêmio ainda conseguiu chegar com mais perigo que seu oponente mesmo tendo um índice de somente 37 % de posse quando Alisson tocou de calcanhar para Everton e o Cebolinha bateu chapada, no canto esquerdo, e exigiu ótima defesa de Dituro.
Vaga
Foi em um cochilo na saída de bola chilena que o Tricolor de Porto Alegre conseguiu fazer o providencial tento que lhe deixou bem próximo de garantir a classificação as oitavas de final da Libertadores. Após Leonardo ganhar a disputa, ele esperou até a infiltração no momento exato de Thaciano e só tocou para o meio-campista empurrar pro fundo das redes.
GRÊMIO X UNIVERSIDAD CATÓLICA
Local: Arena Grêmio, Porto Alegre (RS)
Data-Hora: 08/05/2019 - 19h15 (horário de Brasília)
Público-Renda: 34.187 - R$ 1.478.779,00
Árbitro: Nestor Pitana (ARG)
Assistentes: Hernán Maidana e Juan Pablo Belatti (ambos ARG)
Cartões amarelos: Kannemann (GRE); Cornejo, Fuentes, Lanaro (UC)
Cartões vermelhos:
Gols: Alisson (22'/1°T) (1-0), Thaciano (30'/2°T) (2-0)
GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Luan, aos 33'/2°T), Michel e Jean Pyerre (Thaciano, aos 22'/2°T); Alisson, André e Everton. Técnico: Renato Portaluppi.
UNIVERSIDAD CATÓLICA: Matías Dituro; Stefano Magnasco (Carlos Lobos, aos 11'/2°T), Germán Lanaro, Benjamin Kuscevic e Juan Cornejo; César Fuentes (Diego Buonanotte, aos 37'/2°T), Luciano Aued, José Fuenzalida, César Pinares e Edson Puch; Duvier Riascos (Sebastián Sáez, aos 28'/2°T). Técnico: Gustavo Quinteros.