Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vini Jr na Inglaterra? Brasileiro desperta interesse de gigantes da adolescência ao auge

Brasileiro marcou belo gol no empate contra o Manchester City pela Champions League

Futebol|

A temporada de Vinícius Jr com a camisa do Real Madrid tem sido ótima. São 23 gols e 21 assistências em 51 jogos, incluindo o golaço marcado contra o Manchester City na ida das semifinais da Champions League. Após a partida, jornais britânicos se derreteram pelo futebol do brasileiro e levantaram uma possibilidade de Vini ser contratado por algum time da Premier League.

- Vinícius, depois de fazer seu gol maravilhoso contra o City, deu um tapa no escudo do Real em comemoração. Uma demonstração de lealdade ao seu clube em uma cidade que é sua casa há cinco anos, desde que chegou por pouco menos de 40 milhões de libras vindo do Flamengo. Ele se tornou o jogador que os brasileiros pensavam que Neymar seria, iluminando o maior torneio da Europa com seu ritmo e implacabilidade na frente do gol - afirmou o jornal "The Telegraph".

+ 10% OFF nos mantos internacionais a partir de R$299,90 com o cupom: LANCEFUT

Vinícius havia concretizado sua ida para a Espanha em 2017, aos 16 anos, por 45 milhões de euros junto ao Flamengo. O Barcelona também rivalizava pelo futebol do jovem e times da Premier League já demonstravam interesse na contratação. O Arsenal, por exemplo, via a possibilidade de investir pelo camisa 20 merengue, mas não chegou a se aproximar do Flamengo. Pep Guardiola, já como técnico do Manchester City, falou sobre a contratação do Real.

Publicidade

- Nós não estamos de olho nele, mas quando Real Madrid e Barcelona querem um jogador, eles conseguem. Os outros clubes não podem competir com eles. Dinheiro não é o suficiente no futebol. Para competir com eles precisamos de tempo, décadas, para estar lá. O City não jogava na Europa por 30 anos. Times como Liverpool e Chelsea na última temporada não estiveram na Champions, o monopólio é de Real e Barça. Um garoto brasileiro vai jogar no Real Madrid por € 46 milhões de euros. Ele tem 16 anos de idade. Assim está o mercado hoje em dia... - falou o espanhol.

+ Real Madrid traça última fase para contratar Bellingham

Publicidade

O processo de adaptação do brasileiro ao futebol espanhol foi demorado. Sua estreia oficial foi em setembro de 2018, mas para se firmar como um titular absoluto, foram necessários quase três anos. Até o final da temporada de 2020-21, o francês Zinedine Zidane não via Vini como um dos 11 e deixava por diversas vezes o jogador no banco de reservas em jogos importantes.

Com a então desvalorização do craque, os gigantes da Premier League voltaram a despertar interesse em sue futebol. Em agosto de 2020, Frank Lampard precisava reforçar o setor de ataque do Chelsea e enxergava Vini como uma opção viável, planejando desembolsar cerca de 60 milhões de euros. A negociação não deu certo e o Chelsea tentaria de novo no ano seguinte, aumentando a oferta para 100 milhões. Florentino Pérez, presidente merengue, rechaçou qualquer possibilidade e afirmou que o atleta era inegociável. Vini divide bola com Christensen em duelo com o Chelsea (Foto: JAVIER SORIANO / AFP)

Publicidade

Também em janeiro de 2021, Arsenal e Liverpool chegaram a planejar investidas pelo astro. Os Gunners se interessaram em um empréstimo depois de um começo ruim do setor ofensivo naquela temporada. Foram apenas 12 gols em 14 jogos, o que fez o técnico Mikel Arteta pensar em reforçar o ataque com Vinícius. Pelo lado dos Reds, Jürgen Klopp pediu à diretoria que fosse atrás da negociação pois queria utilizá-lo junto de Salah, Mané e Roberto Firmino, mas não houve proposta concreta de nenhum dos dois times.

O nível de Vinícius só aumentou desde então. Ainda em 2020-21, com Zidane no comando, Vini balançou as redes duas vezes contra o Liverpool de Klopp nas quartas de final da Champions, mas os merengues cairiam na semifinal para o Chelsea, à época já comandado pelo alemão Thomas Tuchel.

+ Vini Jr ultrapassa Ronaldo: veja lista dos brasileiros com mais gols na Champions

A temporada seguinte seria de afirmação para o brasileiro. Elevou o nível da equipe, resolveu jogos difíceis, deu várias assistências para o francês Karim Benzema ser o artilheiro da Champions e marcou o gol do título, novamente contra o Liverpool. Em 2022-23, o protagonismo que era de Benzema passou para as mãos do atacante e seu brilho aumentou. Só na Champions, são sete gols e cinco assistências em 11 partidas, superando a marca de uma participação direta em gols por jogo. Vini celebra gol na final da Champions (Foto: JAVIER SORIANO / AFP)

- Se ele é importante, claro. Neste momento, se ele não é o melhor, está rondando a briga. É um jogador que contribui demais com seus gols e suas assistências e se mostra muito determinante nos jogos. Espero que ele siga mantendo este nível - afirmou o técnico Carlo Ancelotti após o duelo com o City, nesta semana.

Qualquer gigante que queira seguir o conselho do "The Telegraph" e contratar Vini Jr terá que desenvolver um longo processo. Além do valor de mercado elevado, que ultrapassa os 120 milhões de euros - o equivalente a 645 milhões de reais -, as conversas com um irredutível Florentino Pérez seriam trabalhosas. O mandatário madridista ainda enxerga o atacante da mesma forma, como alguém que não sairá do clube de forma ou por valor algum.

Em busca do bicampeonato continental, Vini e o Real viajam até a Inglaterra para jogar no Etihad Stadium pela volta das semifinais. O duelo decisivo será realizado na próxima quarta-feira, às 16h (horário de Brasília); quem passar enfrenta o classificado do embate entre Milan e Inter de Milão, no qual a Inter venceu a ida por 2 a 0.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.