Futebol Veja situação de técnicos que estão sendo sondados pelo Flamengo

Veja situação de técnicos que estão sendo sondados pelo Flamengo

Leonardo Jardim, Marcos Silva, Domènec Torrent, Miguel Ángel Ramírez. Diretoria Rubro-Negra prioriza técnicos da Europa após saída do Jorge Jesus

Lance
Jorge Jesus se despediu do Flamengo na última segunda-feira

Jorge Jesus se despediu do Flamengo na última segunda-feira

Alexandre Vidal/Divulgação Flamengo

A passagem de Jorge Jesus pelo Flamengo está oficialmente encerrada. O treinador embarcou na noite de segunda-feira para Portugal, onde voltará a dirigir o Benfica. Já a direção, a partir desta terça, intensifica a busca por um substituto - e a ideia é que ele venha da Europa e Bruno Spindel e Marcos Braz embarcam nesta semana para lá.

O LANCE! traz um panorama geral da situação dos nomes que surgem entre as possibilidades do Rubro-Negro.

Leonardo Jardim - sem clube

Com a procura ainda em estágio inicial, o nome de Leonardo Jardim surge como o primeiro a despertar maior interesse do Fla. Nascido na Venezuela e filho de imigrantes portugueses, foi para a Madeira aos três anos e deu os primeiros passos na profissão como auxiliar, em clubes pequenos de Portugal.

Desde a sua saída do Monaco, da França, em 2019, o treinador de 45 anos de idade está sem clube. 

Os portugueses

Marcos Silva e Carlos Carvalhal são os portugueses que constam na lista de nomes observados pelo Flamengo. O fato de não ter como estilo um jogo ofensivo, mais próximo ao desenvolvido pelo Jorge Jesus, faz com que o primeiro não esteja entre as prioridades do clube da Gávea neste momento.

Marcos Silva - sem clube
O nome de Marcos Silva já está "sob os olhares" do Flamengo desde o início do ano, quando a dúvida no clube era se Jorge Jesus renovaria seu vínculo - o que aconteceu só em junho, com o treinador rescindindo o mesmo 45 dias depois.

​Aos 43 anos, Marcos Silva está sem clube desde a sua saída do Everton, da Inglaterra, em dezembro de 2019. Antes, havia dirigido o Watford e o Hull City no país. A sua carreira começou no Estoril e passou pelo Sporting - ambos de Portugal - e pelo Olympiakos, da Grécia, antes de partir para o futebol inglês.

Carlos Carvalhal - Rio Ave (POR)
Ainda da Terrinha vem o nome de Carlos Carvalhal, de 54 anos de idade, cuja trajetória no futebol lusitano é extensa, assim como a do Mister Jorge Jesus. Aos 54 anos, já passou por vários clubes portugueses, incluindo o Sporting, e acumula passagens pelo futebol da Turquia, da Inglaterra e do País de Gales.

Atualmente, Carlos Carvalhal está no comando do Rio Ave, que está na briga para classificar-se para a Liga Europa da próxima temporada. O contrato do técnico com o clube, por sua vez, é válido até o final da temporada 2019/20.

De olho nos europeus

Outros dois nomes são da Espanha, por mais que os trabalhos recentes de Miguel Ángel Ramírez e Domènec Torrent sejam na América. O primeiro também é visto com bons olhos dentro da direção pelo bom trabalho feito no Independiente Del Valle, do Equador. E o segundo, que foi braço direito de Pep Guardiola por anos, também compartilha o apreço pelo futebol ofensivo.

Domènec Torrent
Espanhol de 58 anos, Torrent deu início à carreira como treinador em 1994, no Palafrugell, dirigindo o Palamós e o Girona - todos em seu país - até 2006. Foi então que tornou-se auxiliar de Pep Guardiola no Barcelona B, acompanhando o mesmo na equipe catalã principal, Bayern de Munique e Manchester City.

Em junho de 2018, Domènec deixou a função de auxiliar de Guardiola para assumir o comando técnico do NY Citym dos Estados Unidos, onde ficou até novembro de 2019. Foram sessenta partidas dirigindo o clube americano.

Miguel Ángel Ramírez
Aos 35 anos, o técnico do Independiente Del Valle (EQU) é o mais jovem da lista de possíveis substitutos de Jorge Jesus no Flamengo. A pouca idade, contudo, não faz com que o mesmo esteja menos prestigiado. É visto com bons olhos na Gávea, inclusive pelo presidente Landim, e também no CT do Ninho do Urubu.

Seu contrato com o Independiente Del Valle - rival do Flamengo no Grupo A da Libertadores - vai até o final deste ano, o que pode vir a ser um empecilho.

Curta a página do R7 Esportes no Facebook.

Com saída de Dudu, quem se tornou o jogador mais bem pago do Brasil?

Últimas