Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Union Berlin: as curiosidades e a história do clube que está em alta na Alemanha

Em sua primeira temporada disputando a Liga dos Campeões, a equipe da capital alemã caiu no grupo C, junto com Napoli-ITA...

Futebol|Do R7

Lance
Lance Lance

Quarto colocado no último campeonato alemão, o Union Berlin-ALE disputará pela primeira vez em sua história a fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipe berlinense caiu no grupo C, que conta com o Napoli-ITA (atual campeão italiano), Real Madrid-ESP (maior campeão da competição) e o Braga-POR.

Porém, o clube alemão precisou de uma ascensão meteórica para figurar na maior competição de clubes do mundo. Após dez temporadas seguidas na segunda divisão, o Union conseguiu acesso à Bundesliga em 2019, depois de eliminar o Stuttgart nos play-offs, com dois empates no confronto eliminatório.

+ Seu coração também bate por um Clube internacional? Aproveite camisas com até 50% OFF

Em seu retorno à primeira divisão, o Union terminou a competição na décima primeira posição e não garantiu vaga para nenhum torneio internacional. No ano seguinte, o clube da capital alemã terminou na sétima posição, garantindo vaga na Conference League. Na temporada 2021-22, o clube se classificou para a Europa League, após terminar o campeonato nacional na quinta posição. Em 2023, o time terminou o campeonato na quarta posição e finalmente garantiu uma vaga na Champions League.

Publicidade

HISTÓRIA DO UNION BERLIN

A origem da equipe data de 1906, quando um clube chamado FC Olympia Oberschöneweide foi fundado nos subúrbios de Berlin. Após a Segunda Guerra Mundial, a capital alemã (sede do clube) foi dividida em duas partes - oriental e ocidental. Com a divisão, o Union também se separou em dois, pois os atletas do lado socialista não poderiam mais viajar à parte capitalista da cidade para disputar competições.

Publicidade

A parte do clube que ficou na Alemanha Ocidental foi nomeado de Sport-Club Union 06 Berlin, enquanto o restante continuou disputando as competições nacionais (do lado oriental) e, após várias mudanças de nome, passou a se chamar de 1. FC Union Berlin em 1966.

QUEDA DO MURO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Publicidade

Em 1989, com a queda do muro de Berlin, as ligas nacionais da Alemanha se fundiram. Porém, com menor poderio financeiro, as equipes do lado socialista foram perdendo ao longo dos anos seus principais jogadores e, consequentemente, sua relevância no cenário nacional.

Na época da unificação, o Union passou por dificuldades e chegou a não disputar a segunda divisão do Campeonato Alemão. Depois de quase declarar falência no início do século, a equipe da capital alemã venceu a terceira divisão e, finalmente, voltou a trilhar o caminho do sucesso.

TÍTULOS DO UNION BERLIN

5 Copas Berlin (1946–47, 1947–48, 1993–94, 2006–07, 2008–09)

1 Copa da Alemanha Oriental (1967-68)

1 Regionalliga Nordost (1999-00)

1 Regionalliga Nord (2000-01)

1 Campeonato Alemão 3ª divisão

* A Regionalliga era o quarto escalão do sistema de ligas do futebol alemão. Conjunto de competições que incluía os estados que formavam a antiga Alemanha Oriental.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.