Uefa retira proibição de clubes russos nas competições de base continentais
Equipes profissionais e em formação estavam banidas de disputar torneios internacionais devido à guerra com a Ucrânia
Futebol|Do R7
O futebol russo pode estar voltando à realidade das competições continentais. O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, anunciou que as equipes de base do país estão permitidas de disputar torneios como Champions League, Europa League e Conference League. A decisão foi tomada após reunião do Comitê Executivo da entidade, realizada em Limassol, no Chipre.
- A suspensão contínua da Uefa contra times adultos reflete o compromisso de se posicionar contra a violência e a agressão. A Uefa está determinada a manter essa postura até que a guerra acabe e a paz seja restaurada. Porém, ao banir crianças de nossas competições, não só falhamos em reconhecer e defender um direito fundamental ao seu desenvolvimento holístico mas também as discriminamos diretamente. Ao proporcionar oportunidades para jogar e competir com seus colegas de toda a Europa, investimos no que esperamos ser uma futura geração mais brilhante e mais capaz, além de um amanhã melhor - afirmou o mandatário.
Equipes infantis, juvenis e profissionais da Rússia estavam afastadas de toda e qualquer competição de âmbito continental. O motivo da decisão foi a situação da invasão do país à Ucrânia. A seleção nacional e os times principais do país, porém, seguem afastados, já que a utilização da bandeira russa e do hino estão proibidos.
O comitê executivo da Uefa pediu ao setor administrativo da entidade para acelerar um processo de reintegração da seleção sub-17 russa. As eliminatórias para a Eurocopa de 2024 na categoria já se iniciam nesta quarta-feira (27).