Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Uefa rejeita proposta da Arábia Saudita e mantém Champions League apenas no continente

País do Oriente Médio desejava incluir campeão nacional na competição europeia

Futebol|

Cristiano Ronaldo, Neymar e Benzema não voltarão a disputar a Champions League, pelo menos por enquanto. O planejamento da Arábia Saudita de incluir o campeão da Saudi Pro League na disputa do principal continental europeu foi rechaçado pelo presidente da Uefa, Aleksander Ceferin. A ideia seria realizar uma parceria com a entidade do Velho Continente, mas não deve haver futuro devido à recusa do chefe esloveno.

- Esse tipo de coisa interessa principalmente os meios de comunicação, mas não tanto à comunidade do futebol europeu. Nós já veremos, mas não creio nem por um segundo que a Arábia ameace nossas competições. Um meio de comunicação falou sobre isso sem sequer nos perguntar, mas só os clubes europeus podem participar da Champions, da Europa League e da Conference League - disparou Ceferin.

Em entrevista ao jornal francês "L'Équipe", antecedendo o sorteio da fase de grupos da Champions, Aleksander também comentou sobre o processo que a Arábia vem atravessando. Com a ajuda financeira do Fundo de Investimento Público local, grandes nomes do futebol na Europa migraram para o Oriente Médio, mas o mandatário não parece assustado com a situação.

+ Confira os resultados dos playoffs da Champions League e os classificados à fase de grupos

Publicidade

- Isso não é um perigo. Vimos um enfoque similar na China, que comprava jogadores ao final de suas carreiras, lhes oferecendo mundo dinheiro. O resultado? O futebol chinês não se desenvolveu nem se classificou para a Copa do Mundo depois disso. Não é a forma correta de se fazer isso, deveriam trabalhar na formação de jogadores e treinadores, mas esse não é meu problema.

Caso a Uefa aceitasse a parceria, a próxima temporada na Arábia Saudita já valeria classificação para a Champions, já que a vaga seria uma das quatro adicionadas pela entidade europeia à competição a partir de 2024-25. O formato atual, com 32 clubes na fase de grupos, será extinto, tendo a temporada atual como a última. O sorteio das chaves será realizado nesta quinta-feira (31), a partir das 13h (horário de Brasília).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.