Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Uefa confirma mudanças no calendário da Champions e dá 'puxão de orelha' na Premier League; entenda

Alterações nas datas da Champions League coincidem com partidas em ligas nacionais, principalmente na Inglaterra

Futebol|

Lance
Lance Lance

A Uefa confirmou nesta terça-feira as mudanças que pretende fazer no calendário das competições europeias, dentre elas a Champions League, para entrarem em vigor a partir da temporada 2024/25. No novo formato, a competição terá 36 equipes e a entidade mandou um recado para as ligas nacionais, sugerindo que as mesmas mudem seus respectivos calendários para não coincidirem jogos na mesma semana de partidas europeias.

A sugestão foi feita em especial para a Premier League, visto que a FA (Federação Inglesa) tem o hábito de inflar seu calendário, principalmente na reta final do ano, com o "Boxing Day". A Uefa deseja que as equipes priorizem as competições europeias e que não haja conflito entre os jogos válidos por competições continentais e ligas nacionais.

+ Gundogan é apresentado oficialmente no Barcelona: ‘Estou aqui porque quero ganhar títulos’

- Aproveitamos esta oportunidade para relembrar que os princípios fundamentais do calendário internacional permanecem inalterados: os jogos das competições nacionais não podem ser disputados nas mesmas datas que os jogos das competições da Uefa, a menos que circunstâncias excepcionais assim o exijam. Isto é para garantir o sucesso do futebol nacional e das competições de clubes da Uefa. Entendemos que circunstâncias imprevisíveis podem fazer com que jogos domésticos ocasionais tenham que ser transferidos para uma data de competição de clubes da Uefa. No entanto, agendar jogos da liga nacional ou da copa para coincidir diretamente com os jogos das competições de clubes da Uefa, ou vice-versa, não é do interesse dos torcedores e é prejudicial ao futebol - comunicou a Uefa, em carta enviada às federações.

Publicidade

NOVA CHAMPIONS

De acordo com a Uefa, não existirá mais a fase de grupos nos moldes atuais, com 32 times. A partir da temporada 2024/25, 36 equipes disputarão uma "fase de liga", como uma tabela única de pontos corridos. Cada time jogará oito partidas, quatro em casa e quatro fora, e os oito melhores classificados na fase inicial se classificam ao mata-mata.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.