Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Torcedores do Botafogo 'abraçam' a matemática na corrida pelo título do Brasileirão; veja gráficos

Mesmo com a sequência negativa, Alvinegro não se distanciou da taça

Futebol|Do R7


Lance
Torcida do Botafogo tem dado show nas arquibancadas no atual Brasileirão (Foto: Vitor Silva / Botafogo)

A corrida do Botafogo pelo título do Brasileirão ganhou um novo capítulo. Lúcio Flávio deu início ao seu trabalho com uma vitória essencial contra o Fluminense, encerrando também a sequência negativa com demitido Bruno Lage. Além desta nova fase, a arrancada com Luís Castro, a série invicta de Cláudio Caçapa e o jejum de Lage possuem um ponto em comum: em nenhum momento o Glorioso ficou matematicamente mais distante do título.

Depois da vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense no domingo (8), torcedores do Botafogo ficaram com a confiança em alta mais uma vez e viralizaram gráficos no X, antigo Twitter, que mostravam as contas para o Alvinegro conquistar o Brasileirão.

+ A sua carreira no futebol pode começar hoje. Garanta a sua vaga no curso Gestor de Futebol e capacite-se!

O principal, que já circula nas redes sociais há algumas semana é a "boca de jacaré". O gráfico mostra a quantidade de pontos do Botafogo e a quantidade de pontos necessária para ser campeão na rodada. O ponto incial é 114 pontos para ser campeão e 0 pontos, que é o ponto de partida de todos os times.

Publicidade

Com o passar das rodadas, o aproveitamento dos times diminui e a pontuação necessária para ser campeão reduz junto. Na atual rodada (26), por exemplo, o número máximo de pontos que os times podem alcançar é 82. Seguindo a mesma lógica, com o passar dos jogos, os clubes vão somando pontos. Ou seja, uma linha vai se aproximando da outra.

+ Botafogo volta aos treinos e tenta lapidar as características do seu futebol vertiginoso

Publicidade

O ponto chave dessa representação para o torcedor alvinegro é que somente da rodada 8 para a 9 o Botafogo não se aproximou da pontuação para ser campeão. A "boca do jacare" a cada final de rodada chega mais perto de fechar, seja por mérito do Botafogo, ou por demérito dos adversários. Confia o gráfico:

Além desse, outro gráfico, que mostra a projeção dos cinco primeiros colocados a partir de determinados aproveitamentos, também foi muito compartilhado. A representação mostra que os concorrentes teriam que melhorar muito a aproveitamento para passar o Botafogo até o fim do campeonato.

Outra representação mostra ainda o Brasileirão repartido em blocos com a pontuação média de anos anteriores para ser campeão, se classificar para a Libertadores ou Pré-Libertadoes. Nos registros, o Botafogo acumulou uma "gordurinha" de pontos relevante nos primeiro blocos para o restante da temporada.

+ Veja a tabela do Brasileirão

A vantagem atual do Glorioso está em nove pontos para o segundo colocado, Bragantino, e as contas matemáticas dos torcedores não param. A próxima partida é contra o América-MG, na quarta-feira (18), após a Data Fifa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.