Futebol Torcedores, calma! Muricy 'esfria' ânimos por Pato no São Paulo: 'Não pode esperar nada dele agora'

Torcedores, calma! Muricy 'esfria' ânimos por Pato no São Paulo: 'Não pode esperar nada dele agora'

Ex-treinador enalteceu postura mais madura do atacante, já completamente integrado ao elenco

Lance
Lance

Lance

Lance

Se ainda existe torcedor do São Paulo que deposite todas as esperanças de sucesso do clube na temporada em Alexandre Pato, que voltou para sua terceira passagem com a camisa tricolor, o próprio coordenador técnico Muricy Ramalho tratou de maneira mais adequada a chegada do já veterano de 33 anos: uma aposta.

- O Pato, todos sabem, teve uma contusão séria, não é fácil. Está na fase final de recuperação, indo para o campo. Ficou muito tempo afastado. Para entrar em forma, não é a parte técnica, é o físico. Não pode esperar nada dele agora, é iludir o torcedor e prejudicar o jogador, com a chance de machucar de novo. Estamos com muita calma, o treinador observando, o preparador físico olhando. Quem vai mostrar que está bem é o próprio Pato, se vai competir. Precisamos dar tempo. A questão é física, tecnicamente é diferenciado - disse Muricy, ao canal 'Arnaldo e Tironi'.

+ Lance! estreia nova marca e se reposiciona no mercado de mídia esportiva

Pato teve passagens anteriores no clube do Morumbi entre 2013 e 2015, e retornou em 2019, deixando a equipe em agosto de 2020. Somando suas duas passagens pelo time, disputou 136 jogos, com 47 gols marcados e 18 assistências. Além dele, somente outros cinco jogadores acumularam três passagens distintas pelo Tricolor na história: Agostinho, Muller, Leonardo, Luís Fabiano e Hernanes.

O jogador não joga desde novembro do ano passado, quando rescindiu contrato com o Orlando City, dos EUA. Na ocasião, o atacante passou por uma cirurgia no joelho direito. Como parte do processo de recuperação, ele foi ao Reffis do Tricolor em fevereiro.

Desde que foi anunciado oficialmente como contratação, Pato vem aparecendo nos vídeos de treinos divulgados pelo São Paulo trabalhando sem limitações ao lado dos colegas. Liberado no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, a expectativa é que passe a aparecer entre os relacionados para os jogos após a atual parada do calendário para a Data Fifa.

Mas em um cenário onde Pato dificilmente surge como um grande destaque, por qual motivo o São Paulo resolveu apostar suas fichas nele?

Dois pontos se acentuam. Primeiro, o fato de que o atacante aceitou um contrato de produtividade. Ganhará cerca de R$ 30 mil mensais, valor muito abaixo do padrão de toda a sua carreira. Gatilhos como número de partidas disputadas e gols podem fazer os rendimentos aumentarem consideravelmente. Mas dentro do teto atual do Tricolor, em crise financeira.

Por fim, a disposição do jogador em dar a volta por cima no Morumbi, que chamou de 'sua casa' na apresentação oficial. Ficou na cabeça dos dirigentes a imagem de um Pato cooperativo durante os episódios, que conversou com os atletas protagonistas das polêmicas, passou confiança aos mais jovens, mais participativo, enfim, mesmo sem nenhum vínculo formal com o clube. O atacante, por exemplo, teve papel fundamental em episódios como o caso Pedrinho e a briga entre o antigo técnico Rogério Ceni e o meia-atacante Marcos Paulo, quando conversou com os dois e procurou tranquilizar o restante do plantel.

Questão essa enaltecida pelo próprio Muricy em sua entrevista.

- Ele mudou muito mesmo. Ele vai para uma cultura diferente, vai para os EUA, o cara cresce como pessoa. O tempo vai passando, ele vai amadurecendo. Está diferente. Fala mais, tem mais facilidade para se comunicar. Era um cara quieto, um pouco na dele. Hoje, está sempre explicando para os jovens. Se percebe, está mais concentrado, sabe mais das coisas, de tudo, não só no futebol. Para mim, é natural para quem vive outras culturas.

+ Clique aqui e veja como apostar no Brasileirão

+ Todos os jogos do Brasileirão você encontra no Prime Video. Assine já e acompanhe o seu time do coração!

+ Confira os jogos e classificação resultados do Brasileirão-23 na tabela do LANCE!

Últimas