Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Torcedor do Corinthians faz homenagem e presenteia o goleiro Cássio

Artista e designer gráfico, Ricardo Barbour conheceu o ídolo pessoalmente e projeta presentear outros grandes nomes do Timão

Futebol|

Lance
Lance Lance

Para o artista e design gráfico Ricardo Barbour, 42, o goleiro Cássio é o maior ídolo da história do Corinthians. E isso o motivou a usar a sua aptidão para fazer uma homenagem ao Gigante.

Durante o primeiro mês deste ano, o torcedor corintiano desenvolveu uma arte relembrando a primeira das grandes defesas de Cássio na final do Mundial de Clubes em 2012, contra o Chelsea, da Inglaterra. O momento retratado foi a intervenção de mão trocada que o goleiro fez na finalização de Moses, ainda no primeiro tempo do jogo que deu o título ao Coringão.

+ Em jogo de golaços, Renato Augusto e Roger Guedes são essenciais para a vitória do Corinthians

Ricardo está desenvolvendo um projeto para homenagear os 11 principais ídolos corintianos que estão na Calçada da Fama da Fiel. E não teve como deixar de começar esses trabalhos com aquele que considera o maior.

Publicidade

- Quando virou o ano eu resolvi fazer uma homenagem inicialmente para a calçada da Fiel, que são os 11 escolhidos pela torcida, só que me veio à cabeça direto a imagem da defesa do Cássio no Mundial. Então parei um pouco aquele projeto e resolvi fazer essa arte para homenagear primeiro o Cássio que é, de fato, o maior goleiro da história e talvez o maior jogador da história do Corinthians - disse o designer ao LANCE!.

Quadro em homenagem ao goleiro Cássio
Quadro em homenagem ao goleiro Cássio Quadro em homenagem ao goleiro Cássio

Quadro em homenagem ao goleiro Cássio, produzido por Ricardo Barbou (Foto: Reprodução)

Publicidade

Barbour buscou retratar a expressão facial de Cássio da melhor forma possível na arte, que conta somente com o goleiro e a bola, em um fundo em preto em branco. A emolduração também foi feita pelo artista, em uma galeria na qual ele é proprietário. O estabelecimento, inclusive, fica localizado no bairro do Tatuapé, em São Paulo, onde também está instalado o Parque São Jorge, sede social do Timão. O quadro tem uma dimensão de 60 centímetros de largura por 90 de altura.

- Peguei algumas referências do jogo, imagens, vídeos. Acabei levando até um tempo maior, porque quis mudar o fundo, quis deixar um fundo com a cara do Corinthians, coloquei um fundo preto e branco para caracterizar bem. Consegui retratar o momento, expressão facial. Geralmente as artes eu gosto de começar e parar, porque a cada dia eu enxergo alguma coisa diferente. Gira em torno de 15 dias de trabalho para desenvolver a arte e depois vou fazer alguns retoques. Tenho uma galeria no Tatuapé e faço toda a parte de montagem e finalização lá - destacou o autor da homenagem.

Publicidade
Cássio e Ricardo Barbour
Cássio e Ricardo Barbour Cássio e Ricardo Barbour

Barbour explica para Cásio o conceito da arte que ele produziu (Foto: Reprodução)

Após a vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre o Botafogo-SP, no último domingo (5), pelo Campeonato Paulista, Ricardo teve a oportunidade de conversar com Cássio durante alguns minutos e presentear o atleta com o quadro. Foi a primeira vez que Ricardo teve contato com o ídolo.

+ Confira a tabela dos jogos do Paulistão e faça as simulações

- Experiência única, que eu não imaginava que fosse dessa forma. Fiquei muito surpreso de forma positiva com toda essa atmosfera que se criou na hora que eu cheguei com o quadro, com a arte. Cássio, sem palavras. A hora que me chamaram para entregar o quadro para ele lá dentro, pude encontrar com ele direto, sem outras pessoas, bater um papo rápido com ele, explicar o conceito da criação daquela arte, que eu quis retratar o que, na minha opinião, foi a maior defesa da história do clube, primeiro gol do Corinthians naquele Mundial, além da plasticidade da defesa que foi algo mágico, com a cara do Corinthians. Ele gostou muito, já de cara me agradeceu. Chegou com um baita sorriso no rosto, foi muito simpático, elogiou demais o trabalho - contou Ricardo Barbour sobre o papo que durou entre cinco e sete minutos.

O designer agora pretende formalizar um projeto de homenagem a outros grandes ídolos corintianos e apresentar ao clube. Ele ainda não conversou com membros da direção do clube, mas garante que a experiência com Cássio lhe deu algumas ideias para isso.

Cássio defesa Moses - Mundial 2012
Cássio defesa Moses - Mundial 2012 Cássio defesa Moses - Mundial 2012

Imagem original da defesa que garantiu o segundo título mundial ao Timão (Foto: Reprodução/YouTube)

- Foi muito legal da parte dele (Cássio) me receber tão bem, que foi outra coisa que eu imaginei que seria mais rápido, mas foi tempo necessário para bater o papo, explicar a arte, o trabalho. Foi perfeito do começo ao fim. Uma experiência inesquecível para mim que, inclusive, me trouxe novas ideias para novos projetos que tenho em mente - destacou o artista.

- Ainda não (conversei com alguém do Corinthians), Estou desenvolvendo todo esse projeto para trazer para eles mais encorpado e apresentar - acrescentou.

+ Confira as movimentações do mercado da bola no vaivém do L!

Cássio chegou ao Corinthians em 2012, ganhou a titularidade no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores daquele ano, contra o Emelec, no Equador, e se tornou um dos maiores nomes do clube. Além da inédita conquista continental daquele ano e do Mundial, no fim da mesma temporada, o goleiro conquistou outros sete títulos durante os 11 anos que está no clube alvinegro. Ele é o goleiro mais vencedor da história corintiana e segundo atletas masculinos que mais levantou troféus vestindo a camisa alvinegra, sendo superado somente por Marcelinho Carioca, com 10 títulos.

Aos 35 anos (completará 36 em junho deste ano), o camisa 12 tem contrato até dezembro do ano que vem, mas está em grande fase e já deu declarações sobre querer jogar profissionalmente até os 40 anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.