Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Títulos, briga contra rebaixamento e estrelas: os 15 anos de Unimed no Flu

Futebol|Do R7

A Unimed Rio, patrocinadora do Fluminense há 15 anos, anunciou em seu site oficial, na manhã desta quarta-feira, o fim da parceria com o Tricolor. No período em que estiveram juntos, o clube conquistou três títulos do Campeonato Carioca, em 2002, 2005 e 2012, uma Copa do Brasil, em 2007, além de dois Campeonatos Brasileiros, em 2010 e 2012.

Os 15 anos de contrato foram marcados por títulos, briga contra rebaixamento e contratação de "estrelas". Confira a linha cronológica ao longo do contrato.

1999 – Logo no primeiro ano de contrato, o Flu começou a deixar o calvário do rebaixamento e se tornou Campeão Brasileiro da Série C.

2002 - No ano do centenário Tricolor o clube das Laranjeiras conquistou o Campeonato Carioca. No Brasileirão, um 'presente' da Unimed com o reforço do baixinho Romário. O Flu acabou caindo nas semifinais do Brasileirão daquele ano, para o Corinthians.


Magno Alves fez história no Flu

2004 - Com uma verdadeira constelação contratada pela Unimed (Edmundo, Romário, Roger, Ramon, Léo Moura, Danrlei, André Luiz e outros), o Flu acabou perdendo a final dos dois turnos do Estadual. Vencido pelo Flamengo. No Brasileiro, um racha no grupo atrapalhou o desempenho tricolor, que ficou no metade da tabela de classificação.


2005 - Foi marcado por mais uma reformulação no elenco. Saíram as estrelas apagadas de 2004 e chegaram Felipe, Leandro, Tuta, Fabiano Eller e o Petkovic. O Flu sagrou-se Campeão Carioca de 2005. Entretanto, o Tricolor acabou sendo derrotado na final da Copa do Brasil para o Paulista de Jundiaí. No Brasileiro, por pouco não conseguiu a vaga na Libertadores.

Romário não chegou a conquistar títulos pelo Fluminense


2006 - O ano de 2006 foi marcado por uma eliminação nas semifinais da Copa do Brasil para o Vasco. No Brasileiro, o Flu lutou contra o rebaixamento.

2007 - A maior renovação que o elenco sofreu nos últimos tempos. O Fluminense contratou mais de 10 jogadores, dentre eles, os promissores Thiago Neves e Cícero. Repatriou o Carlos Alberto e trouxe o Alex Dias. O Flu conquistou o título da Copa do Brasil, em cima do Figueirense, e garantiu a vaga na Libertadores do ano seguinte.

2008 - A Unimed trouxe o trio Leandro Amaral, Dodô e Washington. O Fluminense deu show na Taça Libertadores. Entretanto, todos sabem o fatídico resultado da final da competição: derrota nos pênaltis para a LDU, no Maracanã. No Brasileiro, o time sofreu, mas conseguiu se livrar do rebaixamento.

2009 - Fred foi o astro do ano. Com renovação comandada por Renê Simões, o Flu acabou não indo bem no Estadual. No Brasileirão, o Tricolor só escapou do rebaixamento na última rodada, contra o Coritiba. O time das Laranjeiras ainda conseguiu o vice-campeonato da Copa Sul-Americana daquele ano.

Conca ganhou status de ídolo no Tricolor

2010 - Depois da arrancada na reta final do Brasileiro de 2009 - que livrou o time da queda -, o Flu resolveu apostar na garotada para disputar o Estadual. Novamente sem sucesso. Cuca foi mandado embora. Veio o Muricy para o Brasileiro Deco, Conca e Washington comandaram o Tricampeonato tricolor.

2011 - O elenco foi praticamente o mesmo do ano anterior. Fracasso na Libertadores e Estadual. No Brasileiro, o Flu perdeu Conca e ficou quase três meses com um treinador interino. Até que Abel Braga chegou às laranjeiras. Entretanto, após o treinador ser quase demitido, o treinador conseguiu uma bela arrancada no segundo turno do Brasileirão. O Fluminense virou o turno na 13ª posição e terminou o ano em terceiro.

2012 - A Unimed investiu no retorno do Thiago Neves, que havia feito uma grande temporada no ano anterior pelo rival Flamengo. O promissor Wellington Nem, que havia retornado de empréstimo, pediu para não ser vendido, pois queria fazer história no seu clube de coração. O Fluminense garantiu o título do Estadual daquele ano. Na Libertadores, no entanto, muitos desfalques atrapalharam o Tricolor, que caiu para o Boca Juniors nas quartas de final. Mas veio a redenção tricolor e o título de Tetracampeão Brasileiro. Sob o comando do artilheiro Fred.

Fred, um dos maiores ídolos do Flu na década2013 - O elenco não foi renovado, pois havia um consenso nas Laranjeiras de que o grupo era muito experiente e tinha totais condições de ganhar a Libertadores. Na Libertadores, o Tricolor conseguiu uma sofrida classificação às oitavas. Entretanto, o Flu caiu para o Olimpia, nas quartas de final. No Brasileirão, o time sofreu com importantes baixas: Thiago Neves, Wellington Nem e Deco (anúncio da aposentadoria – o doping foi divulgado depois do anúncio –). O fim do ano foi marcado pelo rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Porém, o time das Laranjeiras acabou se safando por conta da Portuguesa, que escalou o atacante Héverton de forma irregular.

2014 - O Tricolor manteve praticamente o mesmo time de 2013. Com altos e baixos, aos trancos e barrancos, o time de Cristovão Borges até lutou, mas não conseguiu a classificação para a Libertadores. Terminando o Brasileiro na sexta posição.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.