Título do Flamengo aumenta chances de o São Paulo ir à fase de grupos da Libertadores
Tricolor precisa terminar o Brasileirão na 6ª colocação para não precisar jogar a fase prévia da competição continental
Futebol|Do R7
O título da Libertadores, ganho pelo Flamengo no último sábado (29), deu um ânimo maior ao São Paulo. Isso porque, com a derrota do Athletico-PR, cresceram as oportunidades do Tricolor conseguir uma vaga direta já na fase de grupos da principal competição do continente.
A matemática é clara: o Tricolor ocupa atualmente a oitava colocação, com 50 pontos. Faz nesta terça-feira (1º/11), às 21h30 (de Brasília), no Morumbi, um confronto direto com o Atlético-MG, o sétimo, com 51.
Acontece que, com o título flamenguista, a última vaga na fase de grupos da próxima Libertadores por meio do Brasileirão será justamente a da equipe que terminar a competição no sexto lugar. Lugar hoje pertencente ao próprio Furacão, também com 51 pontos.
Ou seja, caso vença o Galo, na terça, o São Paulo vai chegar aos 53 pontos, se isolar na 6ª posição e ficar, pelo menos temporariamente, no sonhado G6 do Brasileirão, classificando-se sem precisar passar pela fase preliminar.
Situação extremamente cômoda para os paulistas, que torcem por um tropeço paranaense para se fixarem de vez na zona direta para a fase de grupos da Liberta.
Leia também
Caso o título do torneio continental deste ano ficasse com o Athletico, a vida são-paulina se complicaria um pouco. Isso porque está a sete pontos de distância para o rival Corinthians, o quinto colocado na classificação e que seria dessa forma o último classificado direto pelo Brasileirão para a fase de grupos.
Segundo o site Chance de Gol, o Tricolor possui 64% de chances exatas de chegar à próxima Libertadores. Apesar do cenário menos complicado, contudo, as estatísticas apontam quase 20% de chances, apenas, para que essa classificação seja para a fase de grupos.
A RETA FINAL DO BRASILEIRÃO
São Paulo (50 pontos)
Atlético-MG (C)
Fluminense (F)
Internacional (C)
Goiás (F)
Atlético-MG (51 pontos)
São Paulo (F)
Botafogo (C)
Cuiabá (C)
Corinthians (F)
Athletico-PR (51 pontos)
Goiás (C)
Internacional (F)
Atlético-GO (F)
Botafogo (C)
Fortaleza (48 pontos)
Palmeiras (F)
Atlético-GO (C)
Bragantino (C)
Santos (F)
América-MG (46 pontos)
Internacional (C)
Bragantino (F)
Palmeiras (F)
Atlético-GO (C)
Botafogo (47 pontos)
Cuiabá (C)
Atlético-MG (F)
Santos (C)
Athletico-PR (F)
Tri da Libertadores faz Flamengo disparar como maior campeão no século; veja lista