Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tamires, do Corinthians, aponta maior conquista no futebol feminino e avalia importância da Copa do Mundo

No Dia Internacional da Mulher, a atleta das Brabas fez um balanço do futebol feminino

Futebol|

Lance
Lance Lance

A lateral-esquerda Tamires é um ícone não apenas do Corinthians como do futebol feminino no país. Nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, data que simboliza a luta das mulheres para terem as mesmas condições dos homens na sociedade, a atleta de 35 anos destacou o crescimento da modalidade, mas também deixou claro que as condições ainda não são ideais.

+ Yuri Alberto é ovacionado em vitória do Corinthians sobre o Santo André

- A gente não chegou aonde a gente gostaria, mas estamos evoluindo, muito felizes com as conquistas que estamos tendo, com a competitividade do Brasileiro, (que está) cada vez melhor, as oportunidades que estão aparecendo para as categorias de base. É um processo positivo e com muitas coisas boas ainda para acontecer - disse a “Mamãe da Fiel” em entrevista para o site do clube.

Ao lado de nomes como Marta, Formiga e Cristiane, Tamires foi uma das “pioneiras” na modalidade no país. Ela fez uma reflexão sobre as mudanças que estão acontecendo, apontou o trabalho na base como a principal conquista do futebol feminino nos últimos anos. No entanto, afirmou que clubes de grande porte ainda deixam a desejar em relação ao investimento.

Publicidade

+ Veja as movimentações do mercado da bola no LANCE!

- Hoje a gente tem clubes "de camisa", investimento, uma estrutura maior. Muitos clubes ainda deixam a desejar, precisam ainda investir mais, e não simplesmente dar a camisa para as meninas. A maior conquista que tivemos foi olhar para a base. Nosso futuro começa com essas menininhas de 13, 14 anos, tendo bolsas de estudos, já jogando em equipes grandes, já tendo uma estrutura melhor, para se equilibrarem fisicamente e taticamente. Quando chegarem em uma equipe profissional, já estarão mais preparadas - analisou.

Publicidade

Após as Brabas conquistarem o título da Supercopa do Brasil sobre o Flamengo, Tamires cutucou a diretoria rubro-negra pela decisão de realizar a partida anterior do time carioca, a semifinal contra o Real Brasília, no Estádio Luso-Brasileiro.

Tamires - Corinthians
Tamires - Corinthians Tamires - Corinthians

Tamires deve disputar a Copa do Mundo (Foto: Reprodução/YouTube)

Publicidade

COPA DO MUNDO E IMPORTÂNCIA DO SEU FILHO

Tamires é um dos principais nomes da Seleção Brasileira e deve estar na lista da técnica Pia Sundhage para a Copa do Mundo, que será realizada na Austrália e Nova Zelândia, entre julho e agosto.

Publicidade

A lateral salientou a importância da competição para aumentar a voz das mulheres e adiantou suas expectativas para o torneio.

- Sempre que tem uma Copa do Mundo, a gente não vai só pelo esporte, vamos por muitas causas. E o futebol feminino está à frente de muitas coisas positivas, de muitas causas importantes para o nosso crescimento. A voz da mulher aumentou muito durante esses anos todos.

- Agora a expectativa é super-alta, não só do nível tático, mas do físico. Os investimentos (também) aumentaram. As minhas expectativas são as melhores possíveis e espero que a nossa Seleção Brasileira possa representar tão bem o país, como a gente merece - afirmou.

+ Veja como ficou a tabela e simule para o mata-mata do Campeonato Paulista

Tamires - Corinthians x Flamengo - Supercopa feminina
Tamires - Corinthians x Flamengo - Supercopa feminina Tamires - Corinthians x Flamengo - Supercopa feminina

Tamires marcou dois gols contra o Flamengo (Foto: Rodrigo Gazzanel / Ag. Corinthians)

Mãe de Bernardo, Tamires disse como a maternidade fez ela lutar pelos seus familiares, seu grande alicerce na carreira.

- A Tamires mudou muito durante os anos, eu acho que a única coisa que não mudou daquela Tamires de 15 anos atrás, quando saiu de casa, foi a determinação, a minha persistência. Mas, sim, depois que eu virei mãe, a minha força aumentou, eu passei a lutar não só por mim, mas também a lutar por pessoas que estão ao meu lado. E isso foi o que me motivou: os meus familiares, que sempre me apoiaram. Isso me deu uma força muito grande - comentou.

A atleta de 35 anos deixou uma mensagem positiva para as jogadoras que possuem o sonho de jogar futebol, destacando a importância do esporte na vida das pessoas.

-Meu recado é: sempre acreditar. A gente não pode, nunca, desistir dos nossos sonhos. O esporte educa, disciplina, e se você tem o sonho de ser uma jogadora de futebol, as oportunidades estão aí, então vá atrás delas, não desista no primeiro "não" e acredite sempre, independentemente de qualquer coisa. Lembre-se sempre que você tem de ser uma atleta de respeito, de personalidade - concluiu Tamires.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.