Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Seleções da Europa podem deixar Fifa em boicote à Copa do Mundo

Países nórdicos lideram entre os 55 membros da Uefa, e protesto já tem a adesão de mais de uma dezena de federações

Futebol|

Organização quer realizar Copa do Mundo a cada dois anos
Organização quer realizar Copa do Mundo a cada dois anos Organização quer realizar Copa do Mundo a cada dois anos

Mais de uma dezena das 55 federações que pertencem à Uefa está disposta a deixar a Fifa com o intuito de boicotar a realização da Copa do Mundo a cada dois anos, segundo a agência de notícias AP. Os países nórdicos lideram o movimento.

— Se uma maioria na Fifa decide adotar uma proposta sobre o Mundial bienal, as associações nórdicas de futebol deverão considerar mais ações e cenários que estejam mais próximos de nossos valores fundamentais do que o que representa a ideia atual da Fifa — disseram há alguns dias Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Islândia e Ilhas Faroé em declaração conjunta.

A renúncia à Fifa é prevista no estatuto da própria entidade. De acordo com o artigo 18, uma federação pode abandonar o organismo desde que seja feita uma carta com seis meses de antecedência em relação ao fim do ano civil e que não tenha dívidas com o órgão máximo do futebol.

As seleções que planejam o boicote contra a Fifa têm o apoio da Uefa, uma vez que Alexsander Ceferin, presidente da entidade europeia, também é contrário à realização da Copa do Mundo a cada dois anos.

Ronaldinho Gaúcho e Neymar se divertem com vitória do PSG

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.