Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Seis países, três continentes e um novo formato: entenda como será a Copa do Mundo de 2030

Jogos iniciais acontecerão em território sul-americano, enquanto restante da competição se dará em parceria europeia e...

Futebol|Do R7


Lance
2030 marcará a primeira Copa do Mundo realizada em continentes diferentes (Foto: Divulgação/Fifa)

A Fifa realizou o anúncio oficial, nesta quarta-feira, dos países que sediarão a Copa do Mundo de 2030. Os dois combinados que estavam como fortes adversários ao posto acabaram se juntando para receberem a festa do futebol em seu país. Entenda com o Lance! como funcionará a celebração do centenário da Copa.

+ América do Sul sediará jogos iniciais da Copa do Mundo de 2030; Espanha, Portugal e Marrocos recebem demais partidas

O combinado sul-americano de Argentina, Uruguai e Paraguai receberá os jogos iniciais do Mundial em território sul-americano. A abertura do torneio acontecerá no Estádio Centenario, em Montevidéu, palco da primeira final na história, e cada país terá um jogo da competição em seu território. A Associação de Futebol da Argentina já confirmou que a partida em seus domínios será da Albiceleste, e espera-se que a Celeste e a Albirroja também atuem diante de seus torcedores.

Já o restante da Copa acontecerá em outro combinado. Espanha, Portugal e Marrocos uniram forças e receberão o restante da competição na Europa e na África. Esta será a primeira vez que uma mesma edição do Mundial terá jogos em continentes diferentes. Serão 101 jogos realizados no trio, com a mudança de formato.

Publicidade

+ Condição especial para matrícula no curso Gestor de Futebol, aprovado por Dante, Petković, Léo Moura e outros craques. Saiba mais!

+ Com Messi lesionado, Chicago Fire oferece bonificação para torcedores que forem ao duelo pela MLS

Publicidade

- Em 2030, teremos uma presença global única: três continentes e seis países acolhendo e unindo o mundo enquanto celebramos juntos o belo jogo, o centenário e a Copa do Mundo. Estaremos unidos não apenas em uma celebração do futebol, mas também no fornecimento de uma coesão social e cultural única - afirmou Gianni Infantino, presidente da Fifa, no comunicado oficial.

A Fifa definiu também como a competição será disputada a partir de 2026 (sediada na América do Norte). Serão 12 grupos de quatro seleções, com 48 ao todo. As quatro equipes se enfrentarão, avançando as três melhores para a fase de 32 avos. A partir disso, a Copa segue como conhecemos: quem vencer, avança de fase.

Em relação ao trio da América do Sul, havia um outro país interessado em receber a Copa: o Chile. Em princípio, os chilenos haviam realizado um pré-acordo com Argentina, Uruguai e Paraguai para fazer parte da candidatura, mas desistiu. A Arábia Saudita, com o aporte do PIF local, chegou a se interessar pela competição, mas desistiu para voltar seu foco para 2034.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.