Seedorf no Botafogo: há exatos dez anos, o craque holandês era anunciado pelo Glorioso
Meia de 36 anos à época, o multicampeão deu os últimos passos com uma passagem importante: guiou o Glorioso à Copa Libertadores após 18 anos
Futebol|Do R7
Era um igual 30 de junho, mas em 2012. Naquele sábado, no início da noite, o Botafogo anunciava a chegada de um dos jogadores mais lendários das últimas décadas do futebol mundial: Clarence Seedorf, então com 36 anos, fora oficializado para um contrato de dois anos.
E foi uma novela de praticamente um ano. Só então o presidente do clube à época, Maurício Assumpção, conseguiu colocar em prática um desejo pessoal, e o holandês multicampeão acabou por defender o Glorioso por um ano e meio. Após guiar o retorno do time à Copa Libertadores depois de 18 anos, ele se aposentou dos gramados para ser técnico do Milan (ITA).
Em 18 meses, foram 81 jogos e 24 gols. A apresentação foi no dia 7 de julho, uma semana depois, numa descida de helicóptero que seria, mas acabou não sendo no meio do gramado do Estádio Nilton Santos, antes do jogo contra o Bahia.
-> Confira a tabela do Campeonato Brasileiro
O título conquistado foi o Campeonato Carioca de 2013, e o troféu foi levantado no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. O último jogo, contra o Criciúma, no Maracanã, teve lágrimas e um abraço caloroso no técnico Oswaldo de Oliveira, que também deixaria o clube dias depois.
Seedorf guiava o Botafogo (Foto: Paulo Sérgio/Lancepress!)