Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Sarina Wiegman é eleita melhor treinadora da Europa e dedica prêmio às jogadoras da seleção espanhola

Técnica holandesa comanda a Inglaterra; discurso é refente ao episódio de beijo forçado em Jenni Hermoso

Futebol|Do R7


Lance
Sarina Wiegman é eleita melhor treinadora da Europa (NICOLAS TUCAT / AFP)

O futebol europeu recebeu, na tarde desta quinta-feira (31), a festa de premiação da Uefa, em Mônaco, na França, e Sarina Wiegman foi eleita pelo segundo ano consecutivo a melhor treinadora da Europa. A holandesa comanda a seleção da Inglaterra, vice-campeã da Copa do Mundo Feminina 2023.

O ponto alto da premiação de Sarina não foi somente o título permanecido, mas o discurso realizado após o anúncio. A técnica aproveitou o momento para falar sobre o caso de violência sexual sofrida pela jogadora espanhola Jenni Hermoso, em que recebeu um beijo na boca, sem consentimento, de Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

+ Fase de grupos da Champions League está definida; veja como foi o sorteio

- Todos nós sabemos o que está acontecendo com a seleção da Espanha, estou muito machucada como treinadora, mãe e mulher. O jogo cresceu tanto mas ainda temos muito a caminhar. E eu quero dedicar esse prêmio à equipe da Espanha, uma equipe que jogou muita bola na Copa do Mundo. Essa equipe merece ser celebrada, e eu vou aplaudir de novo o time espanhol - lamentou.

Publicidade

A conquista da Espanha sobre a Inglaterra foi ofuscada pelo caso citado. Na cerimônia de entrega das medalhas, Rubiales cometeu o ato contra a atacante. Desde então, as jogadores têm protestado e anunciaram que não voltarão a jogar enquanto o mandatário estiver à frente da federação.

A Fifa penalizou Luis Rubiales com um afastamento provisório de 90 dias, que se nega a renunciar ao cargo. O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin comentou o caso pela primeira vez e afirmou que a sanção pode chegar à pena máxima de 15 anos.

Publicidade

A conquista do título de 'Melhor treinadora da Europa' é fruto do trabalho de Sarina Wiegman e sua comissão técnica. Na temporada 2023/24, a holandesa venceu a Eurocopa e foi vice-campeã da Copa do Mundo com a Inglaterra. Além disso, faturou a finalíssima diante do Brasil, em um confronto entre as campeãs do continente europeu e americano.

Sarina desbancou o técnico campeão pela Espanha, Jorge Vilda, e Jonatan Giráldez, vencedor da Champions Feminina com o Barcelona. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.