Futebol São Paulo: quem sai, quem fica e as principais movimentações do clube no mercado

São Paulo: quem sai, quem fica e as principais movimentações do clube no mercado

Até o momento, o Tricolor paulista anunciou três reforços e aguarda a chegada de mais

Lance
Lance

Lance

Lance

O São Paulo foi um dos primeiros clubes paulistas a começar pensar no planejamento de 2023 e se movimentar no mercado. Em mais uma temporada com Rogério Ceni no comando e com as metas orçamentárias já definidas, o Tricolor anunciou a chegada de três nomes até o momento, contou com a despedida de alguns jogadores e aguarda o anúncio de mais reforços. O LANCE! está de olho nas movimentações do clube do Morumbi e analisa o momento do time.

A pré-temporada, já com os novos reforços, começou no dia 14 de dezembro, após um mês de férias. Os jogadores do São Paulo estão com foco total na preparação, pensando no começo da temporada 2023. O Campeonato Paulista, competição na qual o Tricolor almeja chegar até a final, inicia no dia 15 de janeiro.

Conmebol divulga ranking: veja os potes para o sorteio da Libertadores 2023

Veja tabela da Copa do Mundo

Quem chegou
Como dito anteriormente, três jogadores foram anunciados até o momento. O primeiro foi o meia-atacante Pedrinho. O atleta estava no Lokomotiv, da Rússia, e disputou boa parte do último Campeonato Brasileiro pelo América-MG. Chegou como um empréstimo de um ano, com opção de compra ao término deste período.

O segundo nome foi do goleiro Rafael. O defensor estava no Atlético-MGe assinou contrato até 31 de dezembro de 2025. A chegada do atleta ao São Paulo ocorreu após pedido de Rogério Ceni. Eles trabalharam juntos no Cruzeiro quando o ex-goleiro foi treinador da Raposa.

O reforço mais recente foi Wellington Rato - talvez um dos mais aguardados. O jogador ganhou destaque em todo o país pelo desempenho mostrado no Atlético-GO neste ano. O clube goiano aceitou uma nova oferta feita pelo Tricolor. E desta forma, atendeu a vontade do jogador, que estava decidido a atuar no Morumbi, em 2023. O atleta foi um pedido de Ceni - que se encantou ao vê-lo jogar nas semifinais da Copa Sul-Americana.

Quem pode chegar
O São Paulo também está negociando um acerto com Marcos Paulo, atacante ex-Fluminense. O L! apurou que a 'cria de Xerém' chegaria ao Morumbi também por empréstimo de um ano, com preço de compra definida.

Além de Marcos Paulo, o São Paulo também demonstrou interesse em David, do Internacional. Em crise financeira e com dívidas que se aproximam de R$ 700 milhões, o Tricolor adotou o tom de "pés no chão" em relação aos possíveis reforços. O jogador do Colorado é visto como alguém que se encaixa nessa política do "bom e barato".

Uma das sondagens mais recentes envolveu o nome de Jhegson Méndez, volante da seleção do Equador. Apesar de ainda não estar em estágios finais, a negociação deixa os dirigentes do Tricolor otimistas para um desfecho positivo. Um dos fatores que provocam isso é a questão do contrato. O vínculo de Méndez com o os Angeles FC, da MLS, termina neste mês e o jogador pode assinar com outro time.

Quem saiu
O fim da temporada 2022 foi marcado por diversas despedidas, desde veteranos até crias de Cotia. O primeiro fim de ciclo que marcou o remanejamento do Tricolor para 2023 foi o do veterano Miranda. Além dele, se despediram Reinaldo, Eder, Luizão, Marcos Guilherme, Nahuel Bustos, Andrés Colorado e Thiago Couto.

Quem pode sair
Além destas despedidas, o São Paulo também se prepara para novas saídas. Uma delas é de Nikão. Cruzeiro e São Paulo chegaram a um entendimento para a negociação do meia-atacante. Conforme o LANCE! apurou, a Raposa atendeu às exigências do Tricolor e ofereceu pagamento, além de aceitar pagar 90% dos salários para ter o jogador como reforço por empréstimo de uma temporada.

Outro nome que entrou em questão foi de Igor Gomes. A cria de Cotia ainda tem o futuro incerto no Tricolor paulista. Equipes como o Internacional e o Vasco já demonstraram interesse.

Quem renovou
​Até o momento, dois nomes acertaram suas renovações de contrato: Rafinha e Gabriel Neves. O São Paulo anunciou a renovação de Rafinha em novembro, por mais uma temporada. O atual vínculo do jogador terminava no fim deste ano, agora o novo tem duração até 31 de dezembro de 2023. Gabriel Neves renovou com o Tricolor por mais três anos.

O São Paulo seguirá com os treinamentos e as apresentações do elenco no CT da Barra Funda.

Últimas