Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

São Paulo homenageia aniversário da contratação de Telê Santana; relembre a trajetória do ex-técnico

Telê Santana foi contratado pelo Tricolor paulista dia doze de outubro de 1990 e se tornou um dos treinadores mais históricos do clube

Futebol|

Lance
Lance Lance

O São Paulo prestou uma homenagem em suas redes sociais aos 32 anos da contratação de Telê Santana - que se tornou um dos treinadores mais históricos do Tricolor paulista.

Saiba quem pode sair do São Paulo no final desta temporada

Veja tabela do Campeonato Brasileiro e simule os próximos jogos

No dia 12 de outubro de 1990, o São Paulo anunciou a chegada de Telê. O técnico foi visto pelos são paulinos como o 'Fio de Esperança'. O 'Mestre Telê', como era conhecido, conquistou dez títulos oficiais e outros torneios nacionais e internacionais.

Publicidade

O treinador atuou no comando do clube por 410 jogos e foi o responsável pelas conquistas mais importantes de toda a história do Tricolor. Telê esteve no Mundial de 1992 e 1993, nas Libertadores dos mesmos anos, na Supercopa de 1993, na Recopa de 1993 e 1994, no Campeonato Brasileiro de 1991 e no Campeonato Paulista de 1991 e 1992.

Sua chegada em 1990, portanto, era vista até com um certo ceticismo, uma vez que o ex-técnico carregava a fama de 'pé-frio', por conta do seu trabalho na Seleção Brasileira de 1982 e 1986 - que não ergueram a taça da Copa do Mundo. Também já havia tido um rápido trabalho no São Paulo alguns anos antes, em 1973. Sua volta ao São Paulo teve como maior influência Carlos Caboclo - um amigo de longa data.

Publicidade

Recém-saído do Palmeiras, Telê Santana afirmava que não queria mais saber de futebol. Carlos Caboclo, por sua vez, ameaçou buscá-lo de carro e pessoalmente. Isso foi decisivo para convencer Telê a aparecer na mesa de negociações e se firmar com o São Paulo - mesmo sem ter, de fato, acertado o contrato no papel. Naquele ano, começou a treinar a equipe na 10ª colocação na tabela do Brasileiro, e encerrou a temporada como vice-campeão.

Em 2022, Telê recebeu uma série de homenagens do Tricolor paulista. A principal foi o lançamento do terceiro uniforme do time, que carregou como principal inspiração o agasalho que era usada pelo treinador nas conquistas da Libertadores e do Mundial de 92.

Publicidade

Além disso, foi informado ao LANCE! em junho, que Telê Santana ganhará uma estátua no estádio do Morumbi. Ainda sem data prevista, a estátua deve ser colocada no portão 1 ou 2 do estádio do Morumbi.

Nesta quarta-feira (12), o São Paulo se manifestou em suas redes sociais pelos 32 anos da chegada da era vitoriosa de Telê.

- No dia 12 de outubro de 1990, o Tricolor acertou a contratação do técnico Telê Santana, dando início a um dos trabalhos mais vitoriosos e encantadores da história do futebol brasileiro! Nosso eterno carinho e gratidão, Mestre Telê - escreveu o perfil oficial do São Paulo.

Veja a homenagem prestada pelo São Paulo em suas redes sociais

O treinador histórico faleceu em abril de 2006, devido à uma falência múltipla dos órgãos. Até hoje é visto com carinho pelo clube e pelos torcedores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.