Futebol Santos muda perfil de formação e vira fábrica de centroavantes

Santos muda perfil de formação e vira fábrica de centroavantes

Peixe teve o artilheiro do Paulista nas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17

Lance
Lance

Lance

Lance

O Santos sempre se destacou por revelar grandes jogadores e promessas para o futebol, especialmente atacantes habilidosos, dribladores, de lado do campo. Nos últimos anos, porém, o clube mudou o perfil e passou a virar uma "fábrica" de centroavantes.

Desde 2013, quando Gabriel Barbosa, o Gabigol, subiu ao profissional e começou a se destacar, o Peixe apresentou ao mercado três centroavantes com bastante destaque: Yuri Alberto, Kaio Jorge e Marcos Leonardo.

Yuri Alberto, atualmente no Corinthians, está em alta no mercado. Ele foi artilheiro do Paulista Sub-15 em 2016, com 32 gols. Saiu praticamente de graça para o Internacional e foi vendido ao Zenit, da Rússia, por cerca de R$ 150 milhões. O Corinthians sonha com a contratação em definitivo do jogador.

Após Yuri Alberto, o Santos teve Kaio Jorge, atualmente na Juventus, da Itália. Ele foi o terceiro na artilharia do estadual Sub-15 em 2017, com 22 gols. Foi chuteira de bronze no Mundial Sub-17 e teve papel importante na campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores de 2020.

Marcos Leonardo é a bola da vez. Ele foi artilheiro do Paulista Sub-15 em 2018, com 36 gols. Também acumula convocações para Seleção de base e tem ao todo pelo Peixe 119 jogos e 33 gols.

Yuri Alberto, Kaio Jorge e Marcos Leonardo não conseguiram números expressivos no Paulista Sub-17 por já estarem integrados ao profissional ou ao Sub-20 na idade da categoria.

O processo de fabricação de centroavantes do Peixe não para. Neste ano, o clube fez os artilheiros do Paulista nas categorias Sub-17, Sub-15 e Sub-13, todos camisas 9 promissores para o futuro santista.

Deivid Washington é a grande estrela. Ele está inscrito na Copa São Paulo e foi destaque do Sub-17 nesta temporada, chegando a subir para a categoria Sub-20. No mês de setembro, o centroavante foi colocado na lista de jogadores mais talentosos da geração 2005 pelo site inglês The Guardian.

Ele tem contrato com o Santos até 30 de junho de 2024 e uma multa rescisória estipulada na casa dos R$ 100 milhões. Em 2022, ele somou 19 gols em 19 jogos no Paulista Sub-17 e 19 partidas com 12 gols no Brasileiro da categoria. Já no Paulista Sub-20, foram 10 jogos com 4 gols.

No Sub-15, o Alvinegro tem Luca Meirelles, que marcou 20 gols em 23 jogos pelo Paulista da categoria. Também foi artilheiro do Santos na Copa Votorantim e deixou sua marca na Copa Nike. No Sub-13, David Nogueira somou 18 gols em 20 jogos ajudando a equipe a conquistar o vice-campeonato do Paulista da categoria.

Em entrevista ao DIÁRIO, o coordenador das categorias de base do Peixe, Ricardo Silva, brincou sobre 0 processo de formação de camisas 9.

- É magia, o pulo do gato, segredo. É o plus da formação do Peixe - brinca o coordenador.

Últimas