Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Santos: Conmebol abre processo disciplinar para casos de racismo, torcedor que rasgou dinheiro e bombas na Vila Belmiro

Entidade máxima do futebol sul-americano analisou imagens que comprovam infrações

Futebol|

Lance
Lance Lance

A Conmebol abriu processo disciplinar para definir punições sobre os casos de racismo ocorridos na partida entre Santos e Newell's Old Boys (ARG), disputada na última terça-feira (6).

A confederação sul-americana também analisa possíveis penas para o caso do torcedor que rasgou uma cédula de dinheiro argentino, o que é considerado ato discriminatório. As bombas arremessadas pela torcida do Santos no gramado após o jogo também são alvo da investigação, segundo apurado pela reportagem do LANCE!, e o clube pode ser penalizado.

+ Confira a tabela completa da Sul-Americana

+ Confira 25 jogadores com passagem por seleção livres no mercado

Publicidade

A abertura dos processos disciplinares só foram possíveis pela existência de imagens de cada um desses casos. Havia o temor de que a Conmebol não iniciasse nenhum expediente disciplinar pela falta de registros, pois as situações podem não terem sido relatadas na súmula oficial.

A decisão faz parte de um esforço da entidade para demonstrar tolerância-zero com qualquer tipo de infração ao seu estatuto. Na partida entre Boca Juniors (ARG) e Colo-Colo (CHI), por exemplo, torcedores do clube chileno foram flagrados jogando notas de dinheiro na torcida adversária. A confederação agiu da mesma forma e abriu processo disciplinar para o caso.

Publicidade

CASO DE RACISMO NÃO FOI O ÚNICO

Recentemente, a Conmebol deu início a uma nova campanha de combate o racismo em suas competições. As partidas Nacional x Internacional e River Plate x Fluminense, disputados na última quarta-feira (7), além de Flamengo x Racing e Olímpia x Atlético Nacional, marcadas para esta quinta (8), foram escolhidas para as ações.

Publicidade

Entretanto, no confronto entre River e o Tricolor das Laranjeiras, diversos torcedores argentinos foram flagrados imitando macacos na chegada dos ônibus que levavam a torcida do Flu até o estádio Monumental de Núñez.

Recentemente, o Racing (ARG) foi punido com multa no valor de 100 mil dólares (cerca de R$ 492 mil na cotação atual) após um torcedor fazer gestos racistas para a torcida do Flamengo, durante partida válida pela Libertadores, disputada em 5 de maio. A expectativa é que o Newell's Old Boys receba a mesma punição.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.