Futebol Roberto Mancini tem futuro incerto na Itália após queda na repescagem da Copa; Cannavaro e Ancelotti são opções

Roberto Mancini tem futuro incerto na Itália após queda na repescagem da Copa; Cannavaro e Ancelotti são opções

Presidente da federação italiana deixa cargo nas mãos do treinador, que tem contrato até julho de 2026. Caso opte por saída, Fabio Cannavaro e Carlo Ancelotti são os favoritos

Lance
Lance

Lance

Lance

A derrota da Itália para a Macedônia do Norte na última quinta-feira, que resultou na eliminação da Azzurra da repescagem da Copa do Mundo e deixou a equipe sem chances de ir ao Mundial do Qatar, segue rendendo assunto. De acordo com a imprensa local, o técnico Roberto Mancini pode deixar a seleção.


O jornal "Gazzetta dello Sport" informa que o presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC), Gabriele Gravina, é a favor da permanência do treinador, que venceu a Eurocopa no ano passado, mas que, por outro lado, não irá se opor a um pedido de demissão.

+ Veja a tabela das Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo de 2022

Em maio do ano passado, a Itália renovou o contrato de Roberto Mancini até o fim de junho de 2026, no encerramento da Copa do Mundo que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México. Por este motivo, Gravina entende que precisa respeitar o acordo e deixará a decisão nas mãos do técnico italiano.

- Veremos, ainda não sei. Acho que todo mundo está muito decepcionado agora para falar sobre o futuro. Primeiro precisamos deixar o tempo passar, mas o time tem bons jogadores e tem um grande futuro - declarou Roberto Mancini após a derrota para a Macedônia.

+ Equador e Uruguai se garantem na Copa do Mundo: veja os países já classificados

CANNAVARO E ANCELOTTI SÃO OPÇÕES
Caso Mancini opte por deixar o comando técnico italiano, a FIGC já trabalha com duas hipóteses para substituir o treinador. A primeira é Fabio Cannavaro, campeão mundial em 2006 como jogador, que atualmente está sem clube depois de deixar o Guangzhou, da China. Recentemente ele recusou convite para assumir a Polônia no lugar de Paulo Sousa, que acertou com o Flamengo.

Fabio Cannavaro - Guangzhou

Fabio Cannavaro - Guangzhou

Lance

Cannavaro está livre no mercado após saída do futebol chinês (Foto: STR / AFP)

Caso Cannavaro não aceite assumir o comando da Azzurra, o plano B é Carlo Ancelotti, atualmente treinador do Real Madrid. Com contrato até junho de 2023 com o clube merengue, a federação italiana teria de convencê-lo a assumir a seleção, trabalho que ele ainda não desempenhou na carreira.

Carlo Ancelotti - Real Madrid

Carlo Ancelotti - Real Madrid

Lance

Carlo Ancelotti tem mais um ano de contrato com o Real Madrid (Foto: JAVIER SORIANO / AFP)

Últimas