Futebol Retrospectiva LANCE!: defesa do Corinthians termina ano consolidada, mesclando experiência e juventude

Retrospectiva LANCE!: defesa do Corinthians termina ano consolidada, mesclando experiência e juventude

Três zagueiros, saída de Jemerson, empréstimo de Bruno Méndez e consolidação da dupla João Victor e Gil. Fagner e Fábio Santos, nas laterais, são titulares absolutos

Lance
Lance

Lance

Lance

No segundo texto da série de retrospectiva por posições do Corinthians, o LANCE! vai trazer uma avaliação dos zagueiros e laterais do clube.

O Timão chegou a atuar com uma linha de três zagueiros no primeiro semestre, mas a chegada de Sylvinho para a segunda metade do ano retomou a linha de quatro, na qual o próprio se disse especialista em sua apresentação no clube, no fim de maio.

O ano de 2021 foi de revelações corintianas para o sistema defensivo, como Raul Gustavo e a fixação de João Victor como titular, após retornar de empréstimos para Inter de Limeira e Atlético-GO.

Após pouco tempo de clube, Jemerson não teve o seu contrato renovado para o segundo semestre e deixou o Timão, já Bruno Méndez foi emprestado para o Internacional.

Nas laterais, Fagner e Fábio Santos se mantiveram como donos das posições, mas Piton se destacou.

FAGNER

A temporada de 2021 foi a oitava consecutiva do lateral-direito pelo Corinthians, e a que ele ultrapassou a marca de 400 jogos pelo clube, inclusive tendo marcado gol na partida que registrou o feito, contra a Inter de Limeira, pelas quartas de final do Paulistão.

Durante o ano, ultrapassou nomes como Baltazar, Oreco, Wilson Mano e até mesmo Marcelinho Carioca em número de jogos pelo Timão.

Teve alguns problemas musculares, principalmente na reta final do Brasileirão, mas nenhum deles tirou o jogador por um longo período de campo.

Jogos pelo Corinthians: 436
Jogos pelo Corinthians em 2021: 49
Gols pelo Corinthians: 12
Gols pelo Corinthians em 2021: 1

JOÃO PEDRO

Jogos pelo Corinthians: 1
Jogos pelo Corinthians em 2021: 1
Gols pelo Corinthians: 0
Gols pelo Corinthians em 2021: 0

MATEUS ALEXANDRE

Contratado pelo Corinthians em 2019, vindo da Ponte Preta, acumulou empréstimos, sendo um deles, no início desta temporada para a Inter de Limeira, para a disputa do Campeonato Brasileiro. Retornou ao Timão, em um momento em que o clube utilizava atletas improvisados na lateral-direita, nos momentos de ausência do titular Fagner. O zagueiro João Victor e o meia Du Queiroz chegaram a fazer a função, bem como o defensor uruguaio Bruno Méndez, que posteriormente foi empresado ao Internacional.

Ainda assim, não foi utilizado. Chegou a ser relacionado em quatro oportunidades, mas acabou sendo novamente emprestado, dessa vez para o Coritiba, que garantiu o acesso a Série A do Brasileirão de 2022. Ainda assim, no clube paranaense não foi titular.

A cessão ao Coxa termina no dia 31 de dezembro, e o vínculo do atleta com o Timão se encerra no fim de 2023.

Jogos pelo Corinthians: 0
Jogos pelo Corinthians em 2021: 0
Gols pelo Corinthians: 0
Gols pelo Corinthians em 2021: 0

JOÃO VICTOR

Um dos destaques do Corinthians na temporada. Começou o ano atuando pelo Atlético-GO, onde estava emprestado até o fim de 2020, que esportivamente se encerrou em fevereiro de 2021.

No Dragão, João havia atuado com o técnico Vagner Mancini, que começou o ano dirigindo o Timão. Mancini, portanto, solicitou o retorno do camisa 33, que foi importante durante o revesamento das equipes que era feito entre o Estadual, a Copa do Brasil e Su-Americana, jogando como lateral-direito em algumas oportunidades, para preservar Fagner, e fazendo o lado destro da zaga quando o primeiro treinador corintiano em 2021 optou por utilizar uma linha com três defensores.

Quando Sylvinho chegou, João Victor foi preterido por Gil e Raul Gustavo, mas após assumir a titularidade na segunda rodada do Brasileirão, contra o América-MG, em Belo Horizonte, por conta de Raul ter sido liberado do jogo por problemas pessoais, não largou mais a posição, e formou um dupla de zaga com Gil que mesclou experiência e juventude.

Jogos pelo Corinthians: 51
Jogos pelo Corinthians em 2021: 48
Gols pelo Corinthians: 0
Gols pelo Corinthians em 2021: 0

BRUNO MÉNDEZ

Começou o ano tendo oportunidades, chegou a marcar o seu primeiro e único gol com a camisa corintiana, contra o São Caetano, fora de casa, pelo Campeonato Paulista, mas foi perdendo espaço no sistema defensiva.

Foi o primeiro reserva da lateral-direita na temporada, em situações que o clube não tinha peça de reposição imediata para Fagner no elenco.

Em julho, Bruno Méndez acertou a sua ida por empréstimo para o Internacional, com o Colorado pagando integralmente os salários do atleta e ainda tendo pago uma compensação financeira ao Corinthians pelo negócio. O vínculo de Bruno com a equipe gaúcha é até junho de 2022.

Jogos pelo Corinthians: 44
Jogos pelo Corinthians em 2021: 15
Gols pelo Corinthians: 1
Gols pelo Corinthians em 2021: 1

GIL

Foi a terceira temporada seguida de Gil pelo Corinthians desde o retorno, em 2019. Iniciou a temporada contestado e até chegou a perder a posição no fim do primeiro semestre, quando Vagner Mancini começou a utilizar uma trinca de zagueiros, que tinha João Victor pela direita, Raul Gustavo na esquerda e Jemerson fazendo a sobra.

Sorte do camisa 4 é que pouco tempo depois do então treinador adotar esse estilo de jogo, ele foi demitido, após a eliminação corintiana para o Palmeiras, no Paulistão.

Quando Sylvinho assumiu a vaga deixada por Mancini, imediatamente Gil voltou ao time titular, incialmente fazendo dupla com Raul Gustavo, atuando pelo lado direito da zaga, e posteriormente, a partir da segunda rodada do Brasileirão, caindo pelo canto oposto, para o ingresso de João Victor entre os onze iniciais.

Ficou fora apenas de um jogo do Brasileirão, por conta de suspensão.

Jogos pelo Corinthians: 331
Jogos pelo Corinthians em 2021: 54
Gols pelo Corinthians: 13
Gols pelo Corinthians em 2021: 1

RAUL GUSTAVO

Se destacou no Campeonato Paulista, mas sofreu com problemas particulares, que acabaram o afastando de alguns jogos cruciais para que o camisa 34 fosse preterido por João Victor.

Ainda assim, foi um dos grandes destaques corintianos nesta temporada e se tornou um ativo que pode ser valorizado posteriormente.

Chegou a ser negociado com o Bordeaux, da França, que acabou retirando a proposta pouco após ela ser aceita, por conta do fair play financeiro francês.

Jogos pelo Corinthians: 14
Jogos pelo Corinthians em 2021: 13
Gols pelo Corinthians: 2
Gols pelo Corinthians em 2021: 2

LÉO SANTOS

Após mais de dois anos sem jogar, por conta de uma lesão no joelho, voltou a campo durante poucos minutos pelo Paulistão, mas ficou um bom tempo parado, por ter sido pego em exame antidoping, que na revisão inocentou o zagueiro. Chegou a ser utilizado no time sub-23 do Corinthians.

Jogos pelo Corinthians: 44
Jogos pelo Corinthians em 2021: 3
Gols pelo Corinthians: 1
Gols pelo Corinthians em 2021: 0

JEMERSON

Contratado no fim do ano passado, não durou muito com o Corinthians, no qual tinha o contrato até o meio desse ano.

Sofreu com algumas lesões, mas foi utilizado pela comissão técnica até o último jogo em que esteve disponível, mas não teve o seu vínculo renovado.

Jogos pelo Corinthians:
Jogos pelo Corinthians em 2021:
Gols pelo Corinthians:
Gols pelo Corinthians em 2021:

FÁBIO SANTOS

Chegou a oscilar e ver a titularidade da lateral-esquerda ameaçada por boas atuações de Lucas Piton, mas foi o dono da posição no Corinthians em 2021.

Atleta mais velho do Timão, com 36 anos, prorrogou o contrato, que terminaria no fim deste ano, até setembro do ano que vem, com aumento salarial.

Segue sendo o cobrador oficial de pênaltis do Corinthians, com 100% de aproveitamento nas cobranças desde o seu retorno ao Parque São Jorge, em 2020. Neste ano foram cinco gols em cinco cobranças.

Jogos pelo Corinthians: 278
Jogos pelo Corinthians em 2021: 44
Gols pelo Corinthians: 22
Gols pelo Corinthians em 2021: 5

LUCAS PITON

Teve oportunidades principalmente durante o revesamento que o técnico Vagner Mancini fez durante o Campeonato Paulista. Foi no Estadual, inclusive, que Piton marcou o seu primeiro gol como profissional, em um clássico contra o Santos, na Vila Belmiro, pela primeira fase da competição, em bela cobrança de falta.

Foi titular com Sylvinho nos primeiros jogos, mas logo depois perdeu espaço para o experiente Fábio Santos.

Jogos pelo Corinthians: 56
Jogos pelo Corinthians em 2021: 21
Gols pelo Corinthians: 1
Gols pelo Corinthians em 2021: 1

Últimas