Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Retrospectiva LANCE!: com pouco, Mancini fez o que deu no Corinthians; com mais, Sylvinho desagradou

Timão teve dois treinadores durante o ano de 2021 em dois momentos diferentes. Já com os reforços que Mancini não teve, Sylvinho terminou a temporada altamente contestado

Futebol|

Lance
Lance Lance

O torcedor de futebol nunca está 100% satisfeito com seu time e não raramente as insatisfações caem, em sua maioria, no colo do treinador. Em 2021, no Corinthians, não foi diferente. Com dois técnicos durante o ano, o time não foi brilhante em momento algum, mas fechou a temporada passando a impressão que quem teve pouco fez mais do que quem teve muito.

TABELA

> Veja tabela e simulador do Paulistão-2021 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Publicidade

GALERIA

> Relembre o aproveitamento dos técnicos do Corinthians neste século

Publicidade

Dificilmente o corintiano vai reclamar da forma que a equipe terminou o Brasileirão-2021, ou seja, com uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Isso porque, no início do ano, dificilmente alguém apostaria que o clube pudesse brigar nesse nível da tabela. Aliás, muito pelo contrário, a tendência parecia ser uma briga contra o rebaixamento para a Série B.

Mas ao mesmo tempo, o torcedor não vai colocar esse resultado na conta de Sylvinho, que foi o segundo técnico do Corinthians na temporada. Foi ele o responsável por toda a campanha do Brasileirão e pela eliminação para o Atlético-GO na terceira fase da Copa do Brasil. Definitivamente, o ex-jogador do Timão não agradou e terminou 2021 altamente contestado pelos alvinegros.

Publicidade

Para o torcedor, a qualificação do elenco durante o segundo semestre não teve a companhia da evolução coletiva do time. E, de fato, a equipe ficou devendo. Mesmo com Giuliano, Renato Augusto, Róger Guedes e Willian, as atuações estiveram bem longe de ser agradáveis ou elogiáveis. Na maioria das vezes, as vitórias vieram "na marra" ou na individualidade, sem contar a oscilação dentro e fora de casa, em partidas que a intensidade parecia longe da exigência atual.

Os números de Sylvinho também não ajudam. Foram 40 partidas, 15 vitórias, 13 empates e 12 derrotas, com aproveitamento de apenas 48,33%, ou seja, conquistou menos da metade dos pontos que disputou. A situação piora quando a comparação é com Vagner Mancini, primeiro técnico do ano. Ele teve 31 partidas, 13 vitórias, 9 empates e 9 derrotas: 51,61% de aproveitamento.

É verdade, os índices são bem parecidos, mas as condições foram completamente diferentes. Mancini começou o ano completando a temporada anterior, com um time que ele teve que recuperar de uma incômoda briga contra o rebaixamento. Sem grandes investimentos e lidando com uma reformulação em curso, o treinador parecia fazer o que era possível.

Mancini conseguiu fechar um Brasileirão-2020 na 12ª posição, no lucro, e mostrou um certo trabalho, potencializando as qualidades do time e protegendo as deficiências. Não dava para pensar muito mais do que aquilo. Tanto é que a eliminação na Copa Sul-Americana foi inevitável e, apesar da boa campanha no Paulistão, ser eliminado pelo Palmeiras na semifinal era algo natural, mas a demissão veio. Foi atingido um limite, a mudança era necessária.

Fernando Lázaro assumiu o comando interinamente por dois jogos na fase de grupos da Sula, já com o time eliminado. Foram duas vitórias por goleada: uma por 5 a 0 e outra por 4 a 0. Enquanto isso, o clube recebeu as negativas de Renato Gaúcho e Diego Aguirre, que depois assumiram Flamengo e Internacional, respectivamente. A partir daí, foi decidido pela aposta em Sylvinho que, como dito acima, acabou não agradando o torcedor.

Confira os números dos treinadores do Corinthians no ano de 2021:

Vagner Mancini

31 jogos

13 vitórias

9 empates

9 derrotas

51,61% de aproveitamento

43 gols marcados - 1,39 gol por jogo

34 gols sofridos - 1,1 gol por jogo

Terminou o Brasileirão-2020 em 12º lugar

Eliminado na fase de grupos da Sul-Americana

Eliminado na semifinal do Paulistão

Fernando Lázaro (interino)

2 jogos

2 vitórias

100% de aproveitamento

9 gols marcados - 4,5 gol por jogo

Nenhum gol sofrido

Sylvinho

​40 jogos

15 vitórias

13 empates

12 derrotas

48,33% de aproveitamento

40 gols marcados - 1 gol por jogo

38 gols sofridos - 0,95 gol por jogo

5º lugar no Brasileirão-2021

Eliminado na terceira fase da Copa do Brasil

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.