Pela decisão das oitavas de final da Libertadores, Santos e Independiente se enfrentaram na última terça-feira em um confronto que já começou cercado pela polêmica decisão da Conmebol de punir o Peixe com derrota por 3 a 0 devido a escalação irregular de Carlos Sánchez no jogo de ida, na Argentina - partida que havia terminado com empate sem gols. No confronto de volta, realizado no Pacaembu, torcedores santistas protagonizaram cenas lamentáveis ao entrarem em confronto com policiais durante o segundo tempo.
Além de atirarem bombas em direção ao banco de reservas do Independiente e ao gramado, um grande grupo de torcedores quebrou muitas cadeiras do estádio e alguns ainda conseguiram invadir o gramado. Por conta da confusão e da falta de segurança, o árbitro Julio Bascuñan encerrou a partida aos 42 com eliminação do time paulista e sobrou até para Cuca, que tentou ajudar um torcedor santista. Relembre outros episódios de violência que ocorreram em estádios pelo Brasil.
Primeira fase do Campeonato Pernambucano 2018 - Sport x Santa Cruz
Com um grande público na Ilha do Retiro, Sport e Santa Cruz protagonizaram um clássico de confusões ainda na primeira fase do Campeonato Pernambucano de 2018. Em partida válida pela 11ª rodada da competição, o placar estava empatado em 1 a 1 quando um torcedor tentou acender um sinalizador e a Polícia tentou intervir.
No momento da chega brusca dos militares, várias pessoas caíram na arquibancada como um efeito dominó, dando início ao confronto entre policiais e torcedores, que foram atingidos por uma nuvem de spray de pimenta e balas de borracha. No total, 60 pessoas receberam atendimento médico no gramado e 25 delas foram levados às pressas para Unidades de Pronto Atendimento da Abdias de Carvalho. Um torcedor teve fratura exposta e outro sofreu ataque epilético.
Fase de Grupos da Libertadores 2018 - Vasco x Cruzeiro
No mesmo dia em que o Vasco teve o desprazer de ser derrotado por 4 a 0 pelo Cruzeiro, em São Januário, uma confusão nas arquibancadas, entre os próprios torcedores cruz-maltinos, paralisou o jogo por sete minutos. A briga começou após alguns torcedores xingarem o presidente Alexandre Campello e pedirem a volta de Julio Brant e a polícia interviu fazendo uso de gás de pimenta.
Houve correria e crianças e mulheres foram vistas de forma nítida passando mal. Em seguida, os responsáveis pela segurança do estádio criaram um cordão de isolamento. Após o jogo, uma nova confusão terminou com a prisão de torcedores. No Jecrim, um vascaíno e um cruzeirense foram levados à Cidade da Polícia.
Final - Copa Sul-Americana 2017 - Flamengo x Independiente
Para os cariocas, 2017 foi um ano de lembranças ruins em relação aos episódios de violência nos estádios do Rio. Em dezembro, Flamengo e Independiente se enfrentaram pela final da Sul-Americana e teve confusão antes e depois da partida.
Após darem socos em um torcedor argentino e jogar objetos contra o ônibus da equipe, flamenguistas sem ingresso tentaram invadir o estádio e a polícia reagiu com ação da cavaria e bombas de gás lacrimogênio. Em outro ponto, fora do Maracanã, torcedores jogaram lata de lixo e garrafas contra policiais, que reagiram com bala de borracha, spray de pimenta e bombas de efeito moral.
A torcida do Independiente também iniciou uma briga no estádio, que foi contida pela segurança. Do lado de fora, um homem foi atropelado.
Campeonato Carioca 2017 - Botafogo x Flamengo
Um dos episódios mais marcantes do Carioca de 2017 foi a confusão nos arredores do estádio Nilton Santos. Pouco antes da partida, um carro passou pela Ala Norte do Engenhão, onde estava um grande grupo de torcedores alvinegros, e efetuou disparos com arma de fogo. Também houve conflito porque parte dos botafoguenses tentaram invadir o setor destinado a torcida visitante.
Na confusão, oito torcedores foram levados às pressas ao hospital: Diego Silva dos Santos, de 28 anos, torcedor do Alvinegro, que não resistiu e morreu após ser perfurado diversas vezes por um espeto de churrasco, dois jovens que foram atingidos por tiros no braço e outro que levou um tiro no rosto. Os demais torcedores foram liberados após atendimento.
Campeonato Brasileiro - Vasco 0 x 1 Flamengo - Julho de 2017
Revoltados com a derrota do Vasco para o Flamengo, torcedores cruz-maltinos entraram em confronto com a polícia e promoveram confusões em torno de São Januário. Durante a partida, a segurança precisou intervir em algumas brigas que aconteceram na arquibancada, mas o clima pesou mesmo no apito final.
Após o fim do jogo, torcedores do Vasco arremessaram cadeiras e bombas caseiras no campo para impedir que o Flamengo deixasse o estádio e a polícia reagiu com gás lacrimogênio e de pimenta. Nos arredores de São Januário também houve confusão e troca de tiros, que resultaram na morte de um torcedor cruz-maltino de 27 anos, atingido no peito. Outras quatro pessoas foram baleadas.
santos x independiente
violência nos estádios
Últimas
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.