Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Racismo contra Vini Jr: Valencia solta nota repudiando punição de federação à torcida

Setor Mario Kempes foi fechado por cinco jogos após torcedores proferirem injúrias raciais ao brasileiro

Futebol|

Lance
Lance Lance

Na última terça-feira, a Real Federação Espanhola de Futebol anunciou a anulação do cartão vermelho dado ao brasileiro Vinícius Jr em jogo contra o Valencia, disputado pela La Liga no Mestalla. O atacante havia sofrido um mata-leão de Hugo Duro após confusão entre os jogadores valencianos e do Real Madrid, e ao sair da chave, acertou Hugo com o braço. O VAR, operado por Iglesias Villanueva, mostrou apenas as imagens do golpe do camisa 20 merengue, que foi expulso.

Momentos antes, Vini já havia sido vítima de injúrias raciais vindas da torcida mandante. Antes e durante boa parte do duelo, ouviram-se gritos de "macaco" em direção ao jogador. Vinícius chegou a identificar um dos racistas e bateu boca com o torcedor presente no setor Mario Kempes, em momento no qual o jogo foi paralisado por nove minutos. A RFEF anunciou o fechamento do setor por cinco jogos como punição e ainda multou o clube em mais de 240 mil reais. Nesta quarta, o Valencia soltou uma nota repudiando a decisão em suas redes sociais.

+ 10% OFF nos mantos internacionais a partir de R$299,90 com o cupom: LANCEFUT

- O Valencia CF deseja mostrar seu total desacordo e indignação pela injusta e desproporcional sanção imposta pelo Comitê de Competições com o fechamento do setor Mario Kempes por cinco jogos. Queremos denunciar publicamente que esta resolução do Comitê manifesta provas que contradizem o afirmado pela Polícia Nacional e pela La Liga. Além disso, esta sanção se baseia em provas que o clube não pôde ver. Por isso, consideramos que penalizar e privar de ver jogos os nossos torcedores que nada tiveram a ver com os atos é uma medida desproporcional, injusta e sem precedentes, cuja lutaremos contra. A luta contra o racismo requer compromisso de todas as partes envolvidas sem utilizá-la como pretexto para injustiças. Recorreremos até a última instância pelo fechamento do setor e pedimos o máximo respeito e rigor pela nossa instituição e nossos aficionados - afirmou a diretoria do clube em nota.https://twitter.com/valenciacf/status/1661142421038571520?s=20

Mesmo com a anulação do cartão vermelho, Vinícius estará indisponível para Carlo Ancelotti no duelo de hoje contra o Rayo Vallecano. Além do desgaste com a situação, um pequeno incômodo no joelho levou o italiano a optar pelo descanso do brasileiro. Entretanto, homenagens serão feitas pela torcida madridista e pelos jogadores no Santiago Bernabéu para apoiar o atleta na luta contra o racismo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.