Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Quem paga? Veja dez questões sobre o projeto de ampliação do Morumbi

Estádio pode ter capacidade ampliada para mais de 80 mil pessoas

Futebol|

Lance
Lance Lance

O projeto de ampliação do estádio do Morumbi, informado na terça-feira (5) pelo jornalista Paulo Vinícius Coelho e confirmada pelo Lance!, movimentou a torcida do São Paulo. Isso porque a ampliação do estádio é um desejo antigo da 'Torcida que conduz', que tem batido recordes de público na temporada 2023.

+ Já pensou em ser um gestor de futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

No entanto, uma série de dúvidas rondam a possível reforma no estádio, inaugurado em 1960 e que passou por poucas modificações em sua estrutura desde então. A seguir, tentamos responder a 10 questões sobre a possível ampliação do estádio do Morumbi.

>A REFORMA DO MORUMBI ESTÁ CONFIRMADA?

Publicidade

Por enquanto, não há nenhuma confirmação oficial de que o Morumbi será ampliado, embora a reportagem tenha apurado que, de fato, há um projeto neste sentido. Uma série de fatores fazem com que o plano do São Paulo seja encarado com muita cautela, como o financiamento das obras e até mesmo a eleição para a presidência do clube, que ocorre no fim do ano.

>POR QUE O SÃO PAULO PRETENDE AMPLIAR O MORUMBI?

Publicidade

Dois fatores principais pesam a favor da ampliação da capacidade do estádio. O primeiro é a boa média de público do Tricolor nas últimas temporadas. Utilizando apenas o ano de 2023 como referência, o São Paulo superou, ainda no mês de agosto, a incrível marca de um milhão de torcedores em seu estádio, além de ter registrado o seu maior público dos últimos oito anos no duelo diante do Corinthians pela Copa do Brasil.

Além do público, no entanto, há outro fator levado em consideração neste desejo de ampliação do estádio: recolocar o Morumbi como principal palco de shows musicais na capital paulista.

Publicidade

>JÁ EXISTE UM PROJETO APRESENTADO?

Como ainda não há confirmação da ampliação do estádio, também não há um projeto apresentado. No entanto, o que se sabe é que a principal referência para o aumento da capacidade do Morumbi está no Monumental de Núñez, do River Plate (Argentina). A ideia seria rebaixar o gramado e estender o anel inferior do estádio para mais perto do campo.

Publicidade

>O PROJETO DO 'NOVO MORUMBI' PREVÊ COBERTURA?

Como dito anteriormente, ainda não há um projeto apresentado. Mas, a princípio, as únicas alterações planejadas com relação ao estádio estão na capacidade, como descrito no tópico anterior.

>QUEM VAI FINANCIAR O PROJETO?

Caso o projeto seja confirmado, o São Paulo deve contar com a ajuda de um Fundo de Investimentos para viabilizar a obra. Outra possibilidade, informada pela reportagem em fevereiro, seria a de venda de naming rights. Em entrevista à 'Gazeta', em janeiro, o presidente do clube, Julio Casares, afirmou que o Tricolor não tem condições de financiar uma possível obra de ampliação do Morumbi sem a ajuda de parceiros.

>O TOMBAMENTO DO MORUMBI VAI INTERFERIR NAS OBRAS?

Essa é uma das principais questões que ainda não há resposta. O Morumbi, assim como outras obras do arquiteto Vilanova Artigas, foi tombado em dezembro de 2018, o que significa que o estádio não poderia sofrer intervenções em sua estrutura, especialmente na fachada e nas arquibancadas. Uma possibilidade seria tentar a revogação deste tombamento, algo considerado difícil.

>QUANTO TEMPO DURARÁ AS OBRAS DE AMPLIAÇÃO DO MORUMBI?

As obras de aumento da capacidade do Morumbi durariam cerca de oito meses e forçariam o São Paulo a jogar em outro estádio durante esse período.

>ONDE O SÃO PAULO VAI JOGAR ENQUANTO O MORUMBI ESTIVER EM OBRAS?

A informação divulgada pelo jornalista Paulo Vinícius Coelho diz que o São Paulo assinou uma carta de intenção para utilização do Pacaembu em 2024, assim que suas obras terminarem. A reinauguração do estádio está prevista para janeiro. Recentemente, o Lance! apurou que a administração do estádio municipal trabalha com a ideia de ser 'o melhor campo neutro do Brasil', e receber clubes de diversas regiões do país. À época, no entanto, não havia nenhum acordo assinado entre o Pacaembu e qualquer clube do país. A reportagem entrou em contato com a administração do estádio e não obteve retorno até o fechamento desta matéria. Caso haja alguma resposta, a nota será atualizada.

>QUAL SERÁ A NOVA CAPACIDADE DO MORUMBI?

O São Paulo trabalha com a possibilidade de ampliação do estádio de 66.795 espectadores para mais de 80 mil pessoas. Dessa forma, o Morumbi seria o maior estádio do Brasil em capacidade, superando até mesmo o Maracanã (78.838 pessoas).

>O MORUMBI SERÁ O MAIOR ESTÁDIO DA AMÉRICA DO SUL APÓS AS OBRAS?

O maior estádio do continente ainda seria o Monumental de Núñez, principal referência do São Paulo para o projeto do Morumbi, com capacidade para 84.567 torcedores. O Morumbi, no entanto, se tornaria o segundo maior estádio do continente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.