Futebol Quem é e como joga Guillermo Varela, lateral que pode reforçar o Flamengo

Quem é e como joga Guillermo Varela, lateral que pode reforçar o Flamengo

Uruguaio de 29 anos jogou última Copa do Mundo e tem passagem pelo Manchester United

Lance
Lance

Lance

Lance

Após fechar com Everton Cebolinha e Arturo Vidal, o Flamengo está ativo no mercado em busca de novos reforços para o restante da temporada. O nome da vez é o de Guillermo Varela, lateral-direito de 29 anos, que pertence ao Dínamo de Moscou, mas vive atrito com o clube russo.

+ Quem chega e quem sai? Confira o vaivém do mercado no Flamengo

Apesar de não confirmar as negociações com o jogador, a diretoria rubro-negra admite o interesse e espera que ele resolva a situação na Rússia. Caso ele acione a cláusula da Fifa para suspender o contrato, o Flamengo terá caminho livre para fechar com Varela.

A ligação entre Flamengo e Varela foi noticiada inicialmente pela imprensa uruguaia, na última quinta-feira. Neste fim de semana, o atleta abandonou a concentração do Dínamo antes da partida contra o Torpedo e aumentou os rumores sobre a possível saída. A diretoria russa, inclusive, fez fortes declarações contra a atitude do jogador.

Mas, afinal, por que a diretoria rubro-negra está interessada neste nome? Quem é e como joga Guillermo Varela?

+ Com prazos de inscrições perto do fim, Flamengo tem semana decisiva por reforços nas Copas

INÍCIO NO PEÑAROL E IDA À EUROPA

Revelado pelo Peñarol, Varela surgiu como uma joia do futebol uruguaio e estreou profissionalmente aos 18 anos, em 2011. Após destaque com a seleção uruguaia no Sul-Americano sub-20 de 2013, o lateral foi contratado pelo Manchester United. Na primeira passagem pelo clube inglês, atuou apenas na equipe sub-23 e, sem muito destaque, foi emprestado ao Real Madrid Castilla, time B do gigante espanhol.

Ele chegou a ser inscrito pelo Real Madrid na Liga dos Campeões de 2014-15, mas nunca atuou pelo time principal. Na volta ao United, recebeu chances na equipe principal, mas não se firmou. Foi emprestado ao Frankfurt, da Alemanha, onde disputou apenas 10 partidas na temporada 2016-17.

Guillermo Varela - Manchester United

Guillermo Varela - Manchester United

Lance

Varela em ação pelo Manchester United (Foto: AFP)

DESTAQUE NO PEÑAROL E COPA DO MUNDO

Um dos melhores momentos na carreira de Varela foi justamente no Peñarol, para onde voltou quando rescindiu com o United em 2017. Com grandes atuações e o carinho da torcida, passou a ser cotado para a seleção uruguaia e acabou sendo convocado para a Copa do Mundo de 2018, na qual disputou duas partidas.

Em seguida, voltou à Europa para atuar pelo Copenhagen, tradicional clube do futebol dinamarquês. Ficou duas temporadas no clube e se transferiu ao Dínamo de Moscou. Lá, ele se tornou titular absoluto, teve uma das maiores sequências da carreira e voltou a ser convocado pela seleção uruguaia. Ele, inclusive, é cotado para estar no Mundial do Qatar, no fim do ano.

+ Confira a tabela completa do Brasileirão e simule os resultados

LATERAL TÉCNICO E EQUILIBRADO

Guillermo Varela se destacou, desde o início da carreira, pela técnica refinada. O atleta, inclusive, gosta de dar passes com efeito, mesmo no campo defensivo. Forte fisicamente e veloz, é um lateral apoiador e que poderia fazer papel semelhante ao de Rodinei pelo lado direito. Ao longo da carreira, evoluiu na parte defensiva e se tornou um lateral mais completo e equilibrado.

FICHA TÉCNICA
​Nome completo: Guillermo Varela Olivera
Idade: 29 anos (24/3/1993)
Pé preferido: Direito
Altura: 1,73m
Peso: 70 kg
Clubes: Penãrol, Manchester United, Real Madrid Castilla, Eintracht Frankfurt, Copenhague e Dínamo de Moscou.

Últimas