Futebol Quais serão os desafios de Carpini no São Paulo?

Quais serão os desafios de Carpini no São Paulo?

São Paulo anunciou Thiago Carpini como o novo treinador após perder Dorival

Lance
Lance

Lance

Lance

O São Paulo anunciou Thiago Carpini como o novo treinador. Antes no Juventude, que se despediu de Carpini nesta quinta-feira (11), agora assume o lugar que antes pertencia a Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasileira.

Faltando praticamente uma semana para a estreia do Tricolor no Campeonato Paulista, Carpini terá alguns desafios pela frente. A reportagem do Lance! separou alguns pontos que podem demandar uma atenção maior do novo treinador são-paulino.

Evitar problemas com o departamento médico

O histórico de lesões é algo que acompanha bastante o São Paulo nas últimas temporadas. Não que tenha sido culpa de treinadores antigos, mas é algo que necessitará da atenção de Carpini para evitar mais perdas importantes durante a temporada, como aconteceu em 2023 com Galoppo e Ferraresi.

Em 2023, por exemplo, o São Paulo encerrou o ano como um dos times que mais teve problemas com departamento médico. Ao todo, foram registradas 55 ocorrências durante toda a temporada. Em 2024, Carpini deverá ter como um dos focos um controle maior destas questões.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Encerrar o jejum de títulos internacionais

Desde 2012, o São Paulo vive um jejum de títulos internacionais. A última conquista do São Paulo foi a Copa Sul-Americana naquele ano. Com a conquista da Copa do Brasil em 2023 com Dorival Júnior no comando, o Tricolor se classificou para a Copa Libertadores neste ano. Assim, Carpini já tem o maior desafio do ano: trazer esta conquista para equipe.

A última vez que o São Paulo disputou a competição foi em 2021. Inclusive, a Libertadores está sendo vista como um dos grandes focos de Carpini para a temporada que o aguarda.

Manter um projeto a longo prazo

Nos últimos anos, o São Paulo tem enfrentado um problema com treinadores que não conseguem dar continuidade aos seus trabalhos, sejam pelos mais variados motivos. Isso aconteceu com Crespo, Ceni e agora com Dorival.

Carpini 'deu a sorte' de assumir o Tricolor antes mesmo das primeiras competições do ano, com um calendário bastante cheio e competitivo. Desta forma, o ideal seria manter um projeto e um foco pensando sempre a longo prazo.

Fazer alguns atletas "renderem" mais

Embora o São Paulo tenha um elenco completo e trouxe reforços pontuais, existem alguns jogadores que chegam para 2024 com a expectativa de render muito mais.

Entre eles, o principal é James Rodríguez. Um dos reforços mais estrelados do São Paulo no último ano, James ainda não conseguiu se firmar na equipe. Carpini, por sua vez, pode ter uma joia a ser lapidada em suas mãos.

Últimas