Papo com Beto: 'Na Europa há torneios encerrados; outros voltarão'

Holandês bate o martelo pelo término. Alemão tem tudo para voltar em maio. No Brasil uma previsão segura seria apostar no retorno em agosto ou setembro

Lance

Lance

Lance

Na coluna passada, comentei sobre a possibilidade de retorno dos jogos de futebol no Brasil pós pandemia. Um amigo perguntou como estão as coisas nos principais campeonatos da Europa, continente que vive o pico do coronavírus, e quando os jogos serão retomados. Neste momento, quarta-feira, dia 22 de abril este é o panorama:


Bélgica, Escócia e Holanda encerram seus campeonatos. A Bélgica foi a primeira a bater o martelo.Na Escócia após votação entre os clubes. Na Holanda após o governo proibir eventos até 1/9 inviabilizando o fim da temporada. Vale citar, que desde o início a maioria dos clubes holandeses estavam a favor do encerramento.


Alemanha - Embora faça fronteira com a Holanda, está no outro extremo deste país com a qual nutre gigantesca rivalidade. Vários clubes germânicos já reiniciaram os treinamentos, cumprindo medidas restritivas e é quase consenso que os jogos estarão de volta, sem público, a partir de maio. O dia 9 é a previsão.

Espanha - Embora seja um dos países mais afetados pela pandemia, a Espanha não vai encerrar a sua Liga. A volta aos treino está prevista pra os próximos dias, sempre com medidas muito conservadoras de cuidados e quase nenhum contato entre os atletas. Até uma data está pautada para a retomada: 6 de junho.

França- O presidente Emmanuel Macron indica que a partir de 11 de maio começará, gradualmente, a diminuir o confinamento. Isso abrirá a possibilidade da volta aos treinos. Se isso vier a ocorrer, há a possibilidade da volta dos jogos em junho. Como o mandatário confirmou que é proibido qualquer aglomeração acima de 5.000 pessoas até a segunda quinzena de julho, os jogos seria m com os portões fechados. Mas este é o melhor quadro. Caso o confinamento persista em maio, não haverá datas disponíveis para as dez rodadas finais. E a prioridade, até o momento, é não atrasar o inicio da temporada de 2020 /21, prevista para 23 de agosto.


Inglaterra - Tudo depende do fim do isolamento, mas a ideia é terminar a Premier League. Caso os times treinem a partir de maio, os jogo ocorreriam em junho. A fórmula para o encerramento da competição ainda seria estudada. Uma delas seria a realização de rodadas triplas num mesmo estádio (com portões fechados) para otimizar custos e transportes.

Itália - Uma reunião entre os 20 clubes da Série A no início da semana definiu que a competição será encerrada a todo custo, mesmo a Itália sendo um dos dois países que mais sofrem com a pandemia na Europa. Assim que o isolamento total (lockdown) arrefecer, os clubes esperam o aval do governo para retomar os treinos. A previsão é que isso ocorra na segunda quinzena de maio. Se isso ocorrer, os jogos retornam em junho.


Portugal - O Sporting e o Nacional da Ilha da Madeira já voltaram aos treinos, com medidas restritivas, o que mostrou que não há consenso entre os clubes (muitos não querem reiniciar os trabalhos). Mas a tendência, inclusive citada pelo primeiro-ministro português António Costa, é que os jogos voltem a acontecer em junho ou julho.


Usando os exemplos acima, vemos a Europa, que adotou medidas restritivas antes do Brasil, já passa pelo pico e realizou muitos testes de coronavírus (o que não ocorre em nosso país) busca iniciar seus jogos em junho e julho. Se esta toada vira uma tendência e se os testes chegarem por aqui , o retorno aos jogos no Brasil teria agosto ou setembro como os meses mais viáveis.