Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Papo com Beto: 'Na Europa há torneios encerrados; outros voltarão'

Holandês bate o martelo pelo término. Alemão tem tudo para voltar em maio. No Brasil uma previsão segura seria apostar no retorno em agosto ou setembro

Futebol|

Lance
Lance Lance

Na coluna passada, comentei sobre a possibilidade de retorno dos jogos de futebol no Brasil pós pandemia. Um amigo perguntou como estão as coisas nos principais campeonatos da Europa, continente que vive o pico do coronavírus, e quando os jogos serão retomados. Neste momento, quarta-feira, dia 22 de abril este é o panorama:

Bélgica, Escócia e Holanda encerram seus campeonatos. A Bélgica foi a primeira a bater o martelo.Na Escócia após votação entre os clubes. Na Holanda após o governo proibir eventos até 1/9 inviabilizando o fim da temporada. Vale citar, que desde o início a maioria dos clubes holandeses estavam a favor do encerramento.

Alemanha - Embora faça fronteira com a Holanda, está no outro extremo deste país com a qual nutre gigantesca rivalidade. Vários clubes germânicos já reiniciaram os treinamentos, cumprindo medidas restritivas e é quase consenso que os jogos estarão de volta, sem público, a partir de maio. O dia 9 é a previsão.

Espanha - Embora seja um dos países mais afetados pela pandemia, a Espanha não vai encerrar a sua Liga. A volta aos treino está prevista pra os próximos dias, sempre com medidas muito conservadoras de cuidados e quase nenhum contato entre os atletas. Até uma data está pautada para a retomada: 6 de junho.

Publicidade

França- O presidente Emmanuel Macron indica que a partir de 11 de maio começará, gradualmente, a diminuir o confinamento. Isso abrirá a possibilidade da volta aos treinos. Se isso vier a ocorrer, há a possibilidade da volta dos jogos em junho. Como o mandatário confirmou que é proibido qualquer aglomeração acima de 5.000 pessoas até a segunda quinzena de julho, os jogos seria m com os portões fechados. Mas este é o melhor quadro. Caso o confinamento persista em maio, não haverá datas disponíveis para as dez rodadas finais. E a prioridade, até o momento, é não atrasar o inicio da temporada de 2020 /21, prevista para 23 de agosto.

Inglaterra - Tudo depende do fim do isolamento, mas a ideia é terminar a Premier League. Caso os times treinem a partir de maio, os jogo ocorreriam em junho. A fórmula para o encerramento da competição ainda seria estudada. Uma delas seria a realização de rodadas triplas num mesmo estádio (com portões fechados) para otimizar custos e transportes.

Publicidade

Itália - Uma reunião entre os 20 clubes da Série A no início da semana definiu que a competição será encerrada a todo custo, mesmo a Itália sendo um dos dois países que mais sofrem com a pandemia na Europa. Assim que o isolamento total (lockdown) arrefecer, os clubes esperam o aval do governo para retomar os treinos. A previsão é que isso ocorra na segunda quinzena de maio. Se isso ocorrer, os jogos retornam em junho.

Portugal - O Sporting e o Nacional da Ilha da Madeira já voltaram aos treinos, com medidas restritivas, o que mostrou que não há consenso entre os clubes (muitos não querem reiniciar os trabalhos). Mas a tendência, inclusive citada pelo primeiro-ministro português António Costa, é que os jogos voltem a acontecer em junho ou julho.

Usando os exemplos acima, vemos a Europa, que adotou medidas restritivas antes do Brasil, já passa pelo pico e realizou muitos testes de coronavírus (o que não ocorre em nosso país) busca iniciar seus jogos em junho e julho. Se esta toada vira uma tendência e se os testes chegarem por aqui , o retorno aos jogos no Brasil teria agosto ou setembro como os meses mais viáveis.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.