Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O que mudou e o que evoluiu no Botafogo desde a última data Fifa? L! lista principais pontos

Alvinegro vive realidade totalmente diferente em comparação à última data Fifa, em março

Futebol|

Lance
Lance Lance

O futebol brasileiro inicia, nesta segunda-feira (12), uma pausa de nove dias para a data Fifa. Esta será a segunda paralisação para jogos de seleções desde o início do ano. A realidade atual do Botafogo, porém, é bem diferente da vivida na última vez.

Na primeira data Fifa de 2023, entre 22 e 28 de março, o Alvinegro viva clima de instabilidade. O clube havia ficado de fora das semifinais do Carioca e ficou perto de ser eliminado na Copa do Brasil pelo modesto Sergipe. As atuações estavam longe de empolgar a torcida.

+ Botafogo usará data Fifa para recuperar jogadores e esvaziar DM; veja cada caso

O último jogo antes daquela data Fifa retrata bem a antiga realidade do Botafogo: um empate em 0 a 0 contra a Portuguesa, pelo jogo de ida da semifinal da Taça Rio.

Publicidade

O comportamento e o desempenho ofensivo do time, na época, levantavam preocupações. O técnico Luís Castro, por exemplo, era criticado com frequência e balançava no cargo.

- Não há unanimidade no trabalho. Às vezes falam que um saiu com a cara mais fechada, chutou a Copa. Mas quantas vezes não acontece isso na própria família? O que me interessa é o dia a dia, e não tenho nada a apontar aos jogadores. Sabemos que ficamos aquém no Estadual e que tomamos um susto na Copa do Brasil - disse Luís Castro, após o duelo com a Portuguesa, o último antes da data Fifa de março.Botafogo empatou em 0 a 0 com a Portuguesa antes da data Fifa de março (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Publicidade

Virada de chave após a data Fifa

Em seguida ao empate com a Portuguesa, o Botafogo ficou oito dias sem jogos em março. O período, apesar de curto, parece ter mudado os rumos do time na temporada. A evolução não foi imediata, mas os resultados começaram a aparecer já na primeira partida pós-data Fifa: um 3 a 1 contra a mesma Portuguesa.

Publicidade

Aos poucos, o Botafogo se encaixou como time e deixou de ter dificuldade em colocar a bola no chão. O desempenho ofensivo melhorou e a equipe passou a impor, mesmo contra adversários do Brasileirão e da Sul-Americana. As primeiras vitórias aumentaram a confiança do elenco, o que também contribuiu para o sucesso nos últimos meses.

Entre as duas datas Fifas, o Botafogo disputou 22 jogos e teve um aproveitamento de 77%. Foram apenas três derrotas no período, menos do que os quatro resultados negativos que teve antes da primeira data Fifa do ano.

O Alvinegro acabou eliminado pelo Athletico-PR nas oitavas de final da Copa do Brasil, mas é líder isolado do Campeonato Brasileiro e tem vaga encaminhada para o mata-mata da Sul-Americana. Luís Castro, antes criticado, passou a ser exaltado pela torcida alvinegra.

Agora, o Botafogo inicia a segunda data Fifa em 2023. Após a vitória sobre o Fortaleza, o Alvinegro só volta a campo no dia 22 de junho para encarar o Cuiabá, pelo Brasileirão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.